‘UERN por Elas’ discute mulheres nas ciências exatas

O projeto “UERN por Elas” realizou nesta sexta-feira (29) a roda de conversa com o tema “Inclusão das mulheres na área de ciências exatas”, com a participação das professoras da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FANAT/UERN), Jéssica Figueiredo, Cicília Maia e Ayla Araújo.

A coordenação é do Departamento de Desenvolvimento Organizacional (DDO) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UERN (PROGEP/UERN).

Segundo a organização, o tema foi escolhido como forma de discutir as causas que as têm impedido de ter um maior interesse pelas carreiras de tecnologia, engenharia e matemática, áreas ainda predominantemente masculinas.

A professora Jéssica Figueiredo, do curso de Ciência da Computação, abriu a roda de conversa contando um pouco de sua trajetória e sua inserção em uma área com poucas mulheres. Ela afirmou que recebeu muito incentivo de seu pai, que reconhecia a área como a “profissão do futuro”.

Ela também destacou alguns números da UERN em relação a atuação das mulheres, com destaque para os números de obras publicadas pela Editora Universitária Edições UERN, onde as mulheres são maioria. “Embora estejamos em minoria, publicamos mais. São 102 autoras contra 89 autores”, afirmou.

Profª. Cicília Maia

A professora Cicília Maia, também do curso de Ciência da Computação, falou sobre sua história, sua trajetória e da importância de sua mãe, e de seu empoderamento, nesta trajetória.

Cicília é egressa da UERN e destacou o quanto a Universidade transformou sua vida, em todos os aspectos, especialmente em sua formação profissional.

Ela apresentou alguns indicadores da procura de mulheres pelos cursos de graduação da UERN, que tem aumentado nos últimos anos, o que também acontece no curso de Ciência da Computação. “Vemos avanços, mas os números são impactantes”, afirmou.

Profª. Aylla Araújo

A professora Aylla Araújo, do curso de Matemática, falou sobre “as mulheres na matemática”. Ela apresentou alguns mitos da relação da mulher com a matemática, como a ideia preconcebida de que os homens são melhores em matemática que as mulheres.