UERN poderá dotar Oeste Potiguar de Serviço de Verificação de Óbitos

Encontra-se em tramitação no Ministério da Saúde o projeto através do qual a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) poderá ser credenciada para disponibilizar o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) no Oeste Potiguar, beneficiando os 30 municípios que compõem a 2ª e 8ª Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), com sede em Mossoró e Assú, respectivamente.

Diferente do serviço prestado pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), que investiga as causas das mortes violentas e/ou acidentais, o SVO tem a função de pesquisar as causas de óbito por morte natural, em consequência de alguma patologia que não pode ser identificada pelos métodos clínicos habituais ou em óbitos ocorridos sem assistência médica.

Caso seja aprovado, o SVO terá também a finalidade de prestar colaboração técnica, didática e científica à UERN, fazendo cumprir três finalidades básicas da Universidade: ensino, pesquisa e prestação de serviço à sociedade. O serviço também poderá contribuir para a criação de novas linhas de pesquisa para mestrado e doutorado, além de ser o primeiro passo para uma nova residência médica na UERN, na área de patologia. “A criação do serviço é um grande passo para a UERN, pois o ensino ganhará muito com a prática, no entanto, é fundamental para a comunidade já que, a partir da informação correta da “causa mortis”, os gestores da saúde terão subsídios para traçar diretrizes e políticas de saúde, aumentando a eficiência das ações e o combate e controle das doenças que ameaçam a vida das pessoas”, afirmou o diretor da FACS, Prof. Fausto Guzen.

Atualmente o Rio Grande do Norte conta apenas com uma unidade do SVO, localizada na capital do Estado, oferecendo o serviço em Natal e Grande Natal. O projeto já foi apresentado e aprovado nas regionais de saúde e na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) do Rio Grande do Norte e aguarda a avaliação do Ministério da Saúde.