Uern Patu realiza colação de grau de alunos de Letras e Pedagogia

A Uern Patu promoveu, na noite desta quarta-feira (7), a colação de grau de 23 estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras – Língua Portuguesa. Realizada no auditório do campus, a cerimônia foi marcada por falas emocionadas sobre a passagem do tempo e a importância das mudanças e das relações travadas ao longo da vida.

Paraninfa das turmas concluintes, a professora Aline Almeida Inhoti discursou sobre o papel dos docentes na formação dos estudantes e a troca de experiências no ambiente acadêmico.

“Desejo que na travessia viva de vocês eu esteja presente em diferentes momentos, assim como vocês inesquecivelmente se fazem presentes na minha vida desde que eu iniciei minhas atividades na Uern”, comentou a professora.

Representando os discentes, o orador William Andrade Silva, do Curso de Letras, também comentou sobre a importância dos vínculos travados ao longo do curso e no impacto dessas relações no futuro.

“Enquanto estivemos aqui, juntos, tivemos eternidades constantes: que estão marcadas nos risos, conversas e parcerias que são feitas. Lembraremos da atenção dada por cada professora e professor que, direta ou indiretamente, acreditou em nós”, frisou o estudante.

A cerimônia foi presidida pela professora Cláudia Tomé, diretora do campus. Em seu discurso, a docente comentou sobre os novos desafios que os graduados terão em sua trajetória profissional e, citando o autor português Fernando Pessoa, falou sobre as expectativas e incertezas no caminho.

“Se em certa altura tivesse voltado para a esquerda em vez de para a direita, se em certo momento tivesse dito sim em vez de não, ou não em vez de sim. Se tudo isso tivesse sido assim, seria outro hoje, e talvez o universo inteiro seria insensivelmente levado a ser outro também”, disse a professora, parafraseando o poeta.

Em meio às escolhas e incertezas, complementou a docente, as relações interpessoais são fundamentais na trajetória dos recém-graduados. “O caminho de cada um não está em si mesmo, mas nos outros”, frisou.