Uern passa a integrar Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados

A Uern é uma das instituições de ensino superior que se junta a outras universidades brasileiras numa rede de ações com foco na solução para os desafios e necessidades das populações de imigrantes e refugiados que vivem no Brasil. Por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Universidade está integrada à Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados (Reunir).

Com o objetivo de mapear as ações e projetos realizados nas instituições para atendimento a este público, a Reunir realizou o I Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados, no mês de setembro, oportunidade em que a Uern passou a fazer parte da rede.

“Com o trabalho que a instituição já realiza neste campo, acreditamos ser fundamental e muito proveitosa a participação da Uern nesta rede de universidades”, comenta o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.

Para a pró-reitora adjunta de Extensão, Eliane Anselmo, a Uern pode contribuir muito com o trabalho da Rede Reunir. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da universidade (NEABI/UERN) e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC/UERN), e representante da universidade no Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN), a professora tem acompanhado e prestado suporte às famílias de refugiados venezuelanos Warao que vivem em Mossoró, realizando também pesquisas nesta área.

“Por meio da participação na rede, teremos como manter um intercâmbio com outros pesquisadores e também trocar experiências entre universidades”, salienta Eliane Anselmo.

Um documentário sobre a situação das famílias Warao, em Mossoró, está em fase de pós-produção, conduzido pelo Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB), projeto de extensão do curso de jornalismo. O filme é dirigido pelo professor Esdras Marchezan e pela jornalista Izaíra Thalita e conta com a professora Eliane Anselmo como uma das entrevistadas.

A Reunir agrega os seguintes projetos: Fronteiras Cruzadas (Unicamp); Grupo Migra (UFPE), Cátedras Sérgio Vieira de Mello-UFG e Unicamp, ProMigra (USP), Diaspotics (UFRJ), Somos Migrantes (UFRR), Estórias Migrantes (UFRR), Nepemigra (UFRGS), MIGRAIDH/CSVM (UFSM), CSVM-UFPR, Arquitetura Resiliente (UFG), CRIM (UFMG) e Programa para Refugiados (USP)/Bibli-ASPA.