UERN participará do Projeto Setembro Cidadão

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) intensificará sua programação de aniversário, em setembro. Além de inovações que estão sendo preparadas para os 46 anos de fundação, a instituição vai aderir a projetos que estejam dentro dos propósitos da universidade, que são a formação profissional e o desenvolvimento regional, através de ações de cidadania.

Uma das parcerias foi acertada na última sexta-feira durante visita do juiz Jarbas Bezerra, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e do presidente da Subseccional Mossoró da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aldo Fernandes. A UERN participará do projeto Setembro Cidadão, idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e Lígia Limeira, servidora pública.

A Lei Complementar nº 494/2013, de 27/08/2013, de autoria do Executivo, instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Estadual da Educação Cidadã e o mês como Setembro Cidadão. O Estado do Rio Grande do Norte é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania para o fortalecimento da democracia.

Como não houve tempo no ano passado para se desenvolver uma ampla programação, os autores do projeto estão buscando parceiros. A UERN, que comemora aniversário em 28 de setembro, no Dia do Ventre Livre, adotou o projeto como uma das atividades que marcarão a data de sua fundação.

Serão realizadas oficinas e diversas outras atividades também nas escolas públicas, além de um jogo entre ABC e América no Arena das Dunas, em Natal.

Como setembro também é mês da abolição da escravatura em Mossoró, a programação deve ser mais concentrada na cidade. “Formar recursos humanos e contribuir com o desenvolvimento regional é nosso principal papel social”, reafirmou o Reitor Pedro Fernandes, assegurando a presença da UERN no Setembro Cidadão e em outros projetos que transformem a realidade social, assegurando direitos constitucionais.