UERN participará de realização de pesquisa sobre perfil do folião do Carnaval de Natal 2020

O curso de Turismo da UERN em Natal, em parceria com a UFRN, o Sindicato dos Guias de Turismo do RN e a Prefeitura da capital vão participar de uma pesquisa que vai traçar o perfil dos foliões do Carnaval de Natal 2020. A iniciativa será através do Observatório do Turismo do Rio Grande do Norte (Observatur/RN), composto por vários órgãos e instituições públicas e privadas do setor turístico.

A pesquisa tem por objetivo revelar o perfil socioeconômico dos moradores e visitantes do Carnaval de Natal 2020, bem como a opinião deles sobre a infraestrutura e os serviços disponibilizados pela Prefeitura do Natal durante o evento, além de estimar os gastos dos foliões durante a festa.

Os questionários da pesquisa serão aplicados por 30 alunos dos cursos de Turismo da UERN e UFRN, bem como por guias profissionais, devidamente treinados e identificados, entre os dias 22 e 25 de fevereiro, nos principais polos do Carnaval em Natal (Ponta Negra, Petrópolis, Centro Histórico) durante a programação oficial da festa, assim como, nos principais blocos carnavalescos no entorno desses polos. A meta dos pesquisadores é realizar mil entrevistas.

A coordenação do trabalho ficou a cargo do Observatório do Turismo do RN, que tem sede no Campus da UERN em Natal.

Sobre o Observatório do Turismo

O OBSERVATUR/RN é um espaço destinado ao fomento do turismo potiguar, fazendo com que o destino turístico do RN torne-se mais competitivo e consequentemente gere mais oportunidades de desenvolvimento para o Estado e para a sua população, apresentando-se bons cenários e perspectivas para atividade turística no RN.

A missão do Observatório é ser um instrumento social, facilitador de gestão, informações e debate, funcionando como um instrumento técnico, catalisador, polifuncional e descentralizado, planejado e administrado de forma participativa, com estabilidade e autonomia.

Além da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (coordenadora do projeto), a Universidade Potiguar – UnP, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN – IFRN, a Secretaria de Estado de Turismo – SETUR/RN, a Secretaria Municipal de Turismo – SETUR/Natal, a Empresa Potiguar de Promoção Turística – EMPROTUR e o Sindicato dos Bugueiros do RN, integram o Observatório.

Desde 2017, o Observatório realiza pesquisas que podem ser consultadas na plataforma B2B do Portal Trade Turístico do RN, através do endereço eletrônico: tradeturisticorn.fecomerciorn.com.br