...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN participará de grupo de trabalho para melhorar relações contratuais entre agricultores e empresas de energia eólica

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu no Departamento de Comunicação Social do Campus Central um grupo para discutir o aproveitamento do potencial de geração de energia eólica em áreas de Agricultura Familiar.

A reunião foi articulada pela Associação Energia Renovável Potiguar e a Secretaria de Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e contou com a presença do secretário estadual Alexandre Oliveira.

Ficou definido que será marcada uma reunião com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e o gabinete do Senador Jean Paul Prates para aprofundar o diálogo. “Não se discute a importância da utilização da energia e renováveis o que se quer é melhorar as relações contratuais postas entre as empresas e agricultores. A associação também tem uma agenda já marcada com uma empresa de energia que atua no RN. O que se quer é ampliar o diálogo”, explicou o secretário e professor da UERN Alexandre Oliveira.

O coordenador institucional da Associação Energia Renovável Potiguar (AERP), Marcos Victor, apresentou números que demonstram a importância do setor de geração de Energias Renováveis para o estado do RN, tendo em vista que o volume de recursos já investidos ou com aporte programado se aproxima a R$ 30 bilhões até agora, sendo o maior investimento da iniciativa privada no Estado. Também demonstrou dados do Atlas de Potencial Eólico Brasileiro (Eletrobrás) que demonstra um alto potencial de geração eólico-elétrico no Nordeste brasileiro. “Os empreendimentos de energia eólica e solar são implantados em terras arrendadas onde o proprietário recebe uma pequena participação da produção obtida. A maioria das propriedades afetadas são de agricultores familiares, que, por não terem conhecimentos técnicos sobre o assunto e estarem desarticulados politicamente, acabam sendo levados a realizarem péssimos negócios, comprometendo suas propriedades por uma remuneração irrisória. A falta de estudos técnicos mais abrangentes também têm levado diversos municípios a estimularem esses projetos, por meio de incentivos fiscais, sem conhecerem os verdadeiros impactos sociais, econômicos e ambientais, especialmente em relação às usinas de energia solar que são amplamente impactantes nas atividades agropecuárias”, frisou.

A reunião decidiu criar um grupo de trabalho formado pela Associação Energia Renovável Potiguar, UERN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para discutir os impactos socioeconômicos e ambientais com autoridades estaduais.

A EMPARN vai emitir nota técnica com parâmetros de indenização para as culturas afetadas pela implantação dos parques. Já as universidades vão estimular a realização de pesquisas acadêmicas sobre os impactos socioeconômico e ambientais e relacionados à engenharia elétrica para as áreas afetadas.

Também será articulada a realização de audiência pública para discutir o modelo de implantação dos parques eólicos e solar e os impactos socioeconômico e ambientais.

Estiveram presentes o reitor em exercício da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Domingues Fontenelle, acompanhado do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA, Jean Berg Alves; do chefe do Departamento de Engenharia e Tecnologia da UFERSA, professor Manoel Quirino; professor Alan Martins, diretor do Centro de Engenharia da UFERSA; professor Nildo Dias, do Centro de Ciências Agrárias da UFERSA. A UERN foi representada pelo pró-reitor de Extensão e professor Emanuel Márcio; e pelos professores Rodrigo, Ramiro Camacho, Roseano, Katherine, Wendson Dantas e Neto Vale, do Departamento de Gestão Ambiental.

Também estiveram presentes representantes da EMPARN, EMATER, Articulação do Semi-Árido (ASA Brasil), e proprietários rurais de Serra do Mel.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support