UERN PARTICIPA DO III CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA

A professora Araceli Sobreira Benevides é a representante da UERN no Comitê Científico do III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica (III CIPA), promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os próximos dias 14 e 17, no Centro de Convenções do Praiamar Hotel, em Natal.

Dezessete universidades, entre elas a UERN, estão envolvidas na organização do evento, através de conferências, mesas-redonda, comunicações. Estarão presentes pesquisadores europeus, canadenses e da América Latina que estudam a importância da memória e das histórias de vida.

O III CIPA tem o propósito de reunir pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento para buscar aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre a reflexividade (auto) biográfica como modelo hermenêutico de compreensão do mundo humano e examinar suas contribuições para a investigação científica, as práticas educacionais, procedimentos de formação e intervenção social.

O I CIPA, realizado em 2004 (PUCRS| Porto Alegre), e o II CIPA, em 2006 (UNEB | Salvador), criaram um espaço internacional para o debate sobre a pesquisa (auto) biográfica e lançaram sólidas bases para o desdobramento de ações acadêmicas e de colaboração interinstitucional que validam a realização deste terceiro encontro. O III CIPA, em Natal, pretende fortalecer o diálogo entre redes nacionais e internacionais de pesquisa (auto) biográfica, em plena expansão, e ampliar as interfaces permitidas pelo (auto) biográfico, entre a Educação e as demais ciências, que investigam as relações do indivíduo com os processos de aprendizagem, socialização, formação, inserção profissional, envelhecimento e suas formas de acompanhamento, nas mais distintas situações de formação.

A escolha de sua temática – (Auto) Biografia: formação, território e saberes – contempla o aprofundamento das discussões iniciadas e a inclusão de novas perspectivas enunciadas nos últimos congressos da área.  O III CIPA introduz a noção de espaço como uma das condições constitutivas do indivíduo e, por extensão, dos grupos sociais. Sua intenção é por em evidência as relações dialéticas que se estabelecem entre a formação, seus territórios e os saberes de interesse ímpar para os objetivos da pesquisa (auto) biográfica e o estudo das coordenadas do sujeito em formação e da (trans) formação das práticas sociais e interculturais.
A expectativa é que esta edição do Congresso articule pesquisas em torno da reflexividade (auto) biográfica desenvolvida junto a crianças, jovens, adultos e sêniors e promova novos saberes em distintos territórios da formação humana.

A professora Araceli Benevides estará apresentando o trabalho " Diversidade revelada – quem são e quais os saberes dos(as) professores(as) de ensino religioso da Grande Natal", fruto do projeto de pesquisa “Saberes da Prática Docente do Ensino Religioso – Referências para a Formação sobre a construção/constituição da identidade do(a) professor(a) de Ensino Religioso, do qual faz parte.

“Venho trabalhando com a temática das histórias de vida desde meu doutorado, quando analisei memoriais de alunos(as) do curso de Letras da UERN com o objetivo de resgatar as práticas de letramento desses estudantes”, conta a professora, que levará duas alunas que também participam da pesquisa e que estão fazendo um levantamento das histórias de vida dos professores ligados ao Ensino Religioso na Grande Natal.

Sunamita Pereira e Betânia Silva são alunas do curso de Ciências da Religião do Campus de Natal e também estão trabalhando como monitoras do evento. “Além da experiência na organização de um evento tão importante, elas poderão aprender muito durante as palestras, minicursos e conferências. Os pesquisadores mais renomados dos Estudos sobre Histórias de Vida estarão no RN. Pesquisadores da Universidade de Genebra, da Universidade degli Studi de Milán Bicocca, da Universidade de Buenos Aires, da USP, da Universidade de Paris e de Nantes, entres outras instituições internacionais estarão presentes no evento”, comemora Araceli.

A docente da UERN coordenará a mesa-redonda "Memória, História, Experiências: relações de gênero e transmissão intergeracional", no dia 15.

A parceria da UERN deveu-se à mediação da professora Araceli junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Graduação, através do seu titular, professor Carlos Ruiz, que autorizou apoio logístico ao evento.

Informações sobre o III CIPA:
Telefone:  (84) 3215.3501

Ilana Albuquerque – Agecom