...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de reunião da APAJ

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, nessa quarta-feira (10) por meio de videoconferência, da primeira reunião do ano do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ). A Universidade é membro titular – nas vagas destinadas a Instituições de Ensino Superior – do conselho gestor da APAJ. Entre outros pontos, foram discutidos o cadastramento dos comerciantes, a fiscalização conjunta (Estado e Município) e a proposta de acesso ao ecoposto da APAJ pela duna e outas vias alternativas.

Ricardo Morais, representante da Uern Natal no conselho gestor, relata que “foi discutida a situação dos comerciantes locais, que tiveram o cadastro e a fiscalização flexibilizados por causa da pandemia, mas que deverão voltar ao normal. Também foi debatida a possibilidade de um novo acesso dos buggys por dentro da APA Jenipabu, quando a maré cheia impedir o acesso entre as praias de Santa Rita e Jenipabu. Mas, o novo acesso foi considerado ambientalmente inviável e o conselho gestor considerou melhor manter a situação atual, na qual os buggys, quando necessário, fazem desvio pelas estradas da região”.

“Outro ponto importante foi a discussão sobre o projeto de escadarias para subir a duna, pelo lado de Jenipabu, pelas quais os visitantes teriam à disposição um meio de subida mais acessível e que contribuiria para a manutenção da própria duna”, acrescentou.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), a Apaj foi criada pelo Decreto Estadual N° 12.620, de 17 de maio de 1995, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias, mata atlântica e manguezal, lagoas, rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais e animais nos municípios de Natal e Extremoz. Com 1.881 hectares, a APA Jenipabu assegura a preservação ambiental de uma área de tabuleiros, bem como o importante Complexo Dunar de Jenipabu, região com intensa atividade turística.

O conselho gestor é um colegiado instituído através do Decreto Estadual N° 19.139 de 05 de junho de 2006, composto por Idema, Secretaria de Turismo (Setur) e representantes dos segmentos das empresas de hospedagens e de alimentação; dos prestadores de serviços de passeios de bugre; de entidades de moradores das comunidades de Natal e Extremoz, inseridas na APA e em entorno imediato; de entidades ambientalistas sediadas em cada município e respectivas prefeituras e câmaras de vereadores; Ibama e entidades de ensino e pesquisa, que desenvolvam atividades na área da APAJ.

O objetivo do conselho gestor é definir diretrizes para o planejamento da gestão da APAJ, em conformidade com o Sistema Nacional e Estadual de Unidades de Conservação, bem como metodologias e procedimentos para implementação das diretrizes; articular, apoiar, divulgar fontes de recursos que viabilizem a gestão da APAJ, estimular a sensibilização ecológica, a proteção e a conservação do patrimônio natural e recursos ambientais da APAJ e estabelecer prioridades e acompanhar as ações de implantação, manutenção, preservação, proteção e conservação da APAJ, visando harmonizar o desenvolvimento local com a proteção dos atributos naturais e a conservação dos valores culturais.

A APAJ é um importante campo de atuação para ações de pesquisa e extensão para a Uern Natal, principalmente nos cursos de Turismo e Direito (Direito Ambiental).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support