UERN participa de grupo de trabalho estratégico para recuperação de áreas afetadas pelas queimadas em Portalegre

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) segue auxiliando os municípios nas estratégias e trabalhos relativos aos problemas decorrentes dos incêndios florestais que estão ocorrendo neste período mais quente e seco do ano, de agosto a dezembro, bem como as suas possíveis causas e as consequências ambientais e socioeconômicas.

A UERN, representada pelo diretor do Campus de Pau dos Ferros, Agassiel Alves, participou no final de outubro de uma reunião com representantes da Defensoria Civil, em Natal. Também foi realizada no dia 23 de outubro, uma outra reunião no município de Portalegre, com o prefeito Manoel de Freitas Neto, momento que contou com a presença de professores da UFERSA e representantes dos municípios de Viçosa e Francisco Dantas.

Na ocasião, os participantes afirmaram que as últimas queimadas tomaram uma proporção maior, chegando a ameaçar áreas urbanas e áreas consideradas de conservação, como a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico de Portalegre) da Mata da Bica, situada no município de Portalegre.

Após a reunião, a equipe das universidades e representantes dos municípios seguiram para realizar as primeiras observações da área mais afetada. Mediante levantamento de sensoriamento remoto, baseando-se na cena do satélite Landsat 8, averiguou-se que foi afetada uma área de aproximadamente 252,86 hectares.

Os projetos de pesquisa e extensão das universidades envolvidas darão base aos encaminhamentos das decisões, bem como dos planos de recuperação e prevenção através do estabelecimento de convênios entre as Universidades, Prefeituras e Defesa Civil.