UERN participa de evento internacional na Argentina

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está representada no II Seminário Internacional Paulo Freire – La EDUCACIÓN POPULAR COMO PRÁCTICA de DESCOLONIZACIÓN, que está sendo realizado em Buenos Aires/Argentina até o dia 13 de setembro de 2015.
Todos os trabalhos apresentados estão na modalidade Comunicação Oral. Um deles é a “A Escuta do Silêncio na trajetória de um vaqueiro: Narrativas (auto) biográficas como prática reflexiva de libertação”, realizado por Francinilda Honorato dos Santos, Honorato dos Santos e Ana Lúcia Oliveira Aguiar.
O segundo é “Prática e Empoderamento: experiência de práticas pedagógicas em espaço não escolar com pessoas surdas” de Ana Lúcia Oliveira Aguiar e João Zacarias de Sousa Neto.
O terceiro é “Narrativas de professores na arte da reconstrução de sua formação: o (re) encantamento da sala de aula na esteira do Plano Nacional de Professores da Educação Básica/PARFOR” de Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro, José Evangelista de Lima e João Zacarias de Souza Neto.
A professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, Professora do Programa do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/FE/UERN destaca a discussão do evento em torno da pedagogia de Paulo Freire alicerçado pelo pensamento e a experiência de Educação Popular, do referido mestre, a partir do compartilhamento de histórias e experiências educativas e sociais em diferentes pontos da América latina e que expressam a esperança de libertação do povo. Aponta a pertinência da participação da UERN, com a Diretoria de Políticas de Ações Inclusivas (DAIN), com os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC com estudos voltados para ações inclusivas e o compromisso com a esperança da transformação forjada nas discussões em círculos de cultura no âmbito da educação popular. O II Seminário Internacional de Paulo Freire, acreditamos, abre oportunidade do reforço à construção de uma educação como ferramenta de luta pela emancipação dos povos com a metodologia política de trabalho.
Para Francinilda Honorato dos Santos, que faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação Inclusiva, é de grande importância e de pertinente significado esse momento do compartilhamento de experiências voltadas para a educação popular. “Não tinha imaginado realizar esse sonho de participar de um evento tão importante e de uma amplitude na América Latina e nossos trabalhos reforçarem as discussões da Pedagogia de Paulo Freire”. “Com igual importância ressalto que a temática de um vaqueiro, trabalho intitulado A Escuta do Silêncio na trajetória de um vaqueiro: Narrativas (auto) biográficas como prática reflexiva de libertação, narrando sua trajetória de vida, está ancorado nos princípios do respeito aos saberes de homens e mulheres simples, conclui”. Quero agradecer à Professora Dr. Ana Lúcia Aguiar por proporcionar oportunidade a técnicos e administrativos estarem inseridos em pesquisa e participar de eventos apresentando resultados de seus trabalhos. Isso indica uma visão de que as atividades de servidores que estão no desempenho de uma função técnica e administrativa se ampliam para o envolvimento com as pesquisas em contextos locais.

João Zacarias de Souza Neto, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN e Técnico Especializado Transcritor do Braille, afirma que “falar de experiências de vida é sempre importante em quaisquer circunstâncias de aprendizagem e nesse II Seminário Internacional Paulo Freire eis um momento apropriado para trazermos a experiência da UERN e nosso Paulo Freire em alargamento de conhecimento com o mundo”. Ainda, aponta que essa experiência advém da postura de uma universidade que trabalha com os princípios de respeito à diversidade e prima pelo processo de inclusão.

Para o Professor José Evangelista de Lima, Diretora da Faculdade de Educação e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC, orientando da professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, diz que é com muita satisfação que participa do II Seminário Internacional Paulo Freire trazendo a experiência vivenciada com alunos do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR), da UERN, dentro dos ensinamentos do mestre Paulo Freire. “Reconhece que é um momento importante de divulgar, de forma científica, a produção de pesquisas no âmbito da universidade e compartilhar esses conhecimentos com outras universidades presentes no referido Seminário”.