UERN participa de discussões sobre a criação do Centro de Atenção aos Refugiados em Mossoró

Nesta quarta-feira, 29 de julho, o presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM), Thales Dantas, e Aníbal Perez, uma das lideranças da Etnia Warao, cumprirão agenda em Mossoró com o objetivo de acompanhar as medidas de acolhimento local dos refugiados venezuelanos que estão na cidade.

Um dos compromissos da agenda é uma reunião, às 10h, com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), prof. Dr. Pedro Fernandes. A professora Dra. Eliane Anselmo, que representa a UERN no CERAM, acompanhará a reunião.

Eliane Anselmo explica que a pauta gira em torno do apoio da UERN na criação do Centro de Atenção aos Refugiados em Mossoró (CARE). Também serão discutidas formas de viabilizar a validação de diplomas de refugiados pela UERN.

A Universidade, por meio do Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais (PETCIS), vem prestando apoio aos Warao e lançou a campanha “PET Solidário: Warao em Mossoró” com o objetivo de arrecadar doações para os refugiados da etnia que vivem na cidade, são aproximadamente 50 indígenas. Eliane Anselmo, que é tutora do Petcis, informa que parte das doações será entregue amanhã, mas a campanha continua.

Ainda nesta quarta-feira (29), será realizada uma visita às famílias da etnia warao, que estão em Mossoró desde o início de 2020.

Mais informações sobre a campanha “PET Solidário: Warao em Mossoró”

Além de dinheiro, estão sendo arrecadados alimentos (leite Nan confort 1, macaxeira, frango e peixe), fraldas para bebê (preferencialmente tamanhos P e M), redes e medicamentos (dipirona, paracetamol e xarope para tosse).

As doações podem ser feitas na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), na Avenida Professor Antônio Campos, bairro Costa e Silva, de segunda a quinta, de 8h às 11h30, e também no CREAS do Abolição 4 (Rua Príncipe da Beira, 1089, próximo à Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa), pela manhã.

A campanha é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Grupo de Estudos Culturais (GRUESC) e com apoio do Departamento de Ciências Sociais e Políticas (DCSP) e da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (84) 99915-6102 e 99958-6322.

⇒DADOS BANCÁRIOS
Conta: 63650302-0