UERN participa de ciclo de debates sobre a caatinga

Representantes de Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas de Mossoró participaram na manhã desta segunda-feira, 29, do primeiro evento do ciclo de debates sobre a caatinga promovido pelo Senado Federal. A programação ocorreu no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por iniciativa do mandato do senador Jean Paul Prates (PT-RN).

O evento contou com a presença da vice-reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Fátima Raquel Rosado Morais; o reitor da UFERSA, Arimatea de Matos; e o diretor do Campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Jailton Barbosa. O debate contou ainda com representantes de entidades e organizações que atuam na área do meio ambiente, movimentos sociais, além de professores, técnicos-administrativos e alunos das referidas IESs.

Fátima Raquel parabenizou a iniciativa do senador de envolver as Instituições de Ensino Superior neste debate que tem extrema relevância para a comunidade. “É um prazer participar deste momento. Acreditamos que trabalhando conjuntamente com as universidades, que são espaços de difusão do conhecimento por meio de ensino, pesquisa e extensão, é possível encontrar caminhos para impulsionar o desenvolvimento da região”, destaca.

Jean Paul Prates é relator do Projeto de Lei do Senado 222/2016, que trata da preservação e da redução das desigualdades sociais no território da caatinga, além de promover o desenvolvimento sustentável da região. A proposta está em análise na Comissão de Meio Ambiente do Senado.

O ciclo de debates sobre a caatinga iniciou por Mossoró, e ocorrerá em outras seis cidades brasileiras. A ideia é debater com universidades e sociedade civil organizada um planejamento estratégico de ações visando melhorias para a região.