Uern participa de capacitação da Finep sobre gestão de convênios

Na manhã desta quarta-feira, 14, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para uma capacitação sobre a gestão de convênios. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos, na Reitoria da Instituição.

Participaram da capacitação, representantes das pró-reitorias de Pesquisa e pós-graduação (Propeg), de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), e de Administração (Proad).

De acordo com o analista de prestação de contas da Finep, Ciro Rafael Fonseca, esta é uma visita de orientação para a gestão de convênios, focada na prestação de contas. A proposta é orientar todo o processo de prestação de contas desde a liberação de recursos, passando pelo acompanhamento financeiro, análise de prestação de contas, e pelo resultado final de prestação de contas. “A orientação é válida para todos os convênios que mantém com a Uern”, frisa.

Para a titular da Propeg, Ellany Gurgel, esse é um momento bastante enriquecedor. “A presenças dos técnicos da Finep é de suma importância para que possamos discutir e receber orientações sobre os projetos”, afirma.

Ela destaca que essa é uma ótima oportunidade para que sejam tiradas todas as dúvidas, para que o fluxo de prestação de contas transcorra da melhor forma possível e de modo mais transparente. “Com isso, teremos as nossas prestações de contas aprovadas, garantindo assim maior espaço futuro, possibilitando que a Uern seja contemplada em novos Editais”, frisa a pró-reitora.

Atualmente, os convênios com a Finep somam o montante de R$ 8.749.720,62. A agência de fomento tem sido a principal parceira da Universidade no quesito investimento e desenvolvimento de estratégia de pesquisa e pós-graduação.