UERN participa de campanha mundial de conscientização pelo uso seguro da Internet

Estudantes e professores do curso de Ciência da Computação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão chamando a atenção da sociedade para a importância do uso seguro e responsável da Internet.

A ação faz parte do Dia da Internet Segura (SID), uma iniciativa da Rede Insafe na Europa, que reúne atualmente mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro da Internet.

O objetivo é envolver os diferentes atores, públicos e privados na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das tecnologias da informação nas escolas, universidades, ONGs e na própria rede.

Em 2020 acontecem 68 eventos no Brasil, em 36 cidades, de 15 estados. No Rio Grande do Norte, a UERN é a única Instituição de Ensino Superior credenciada, e irá realizar uma programação junto a escolas da rede básica de ensino, das redes pública e privada.

A campanha também envolve a participação em veículos de comunicação, buscando atingir o maior número de pessoas.

Dicas para utilizar a Internet de forma mais segura:

1. Mantenha todos os seus dispositivos totalmente atualizados, pois as atualizações corrigem vulnerabilidades de segurança que poderiam colocar seus usuários em risco.

2. Use um gerenciador de senhas que possa criar aleatoriamente senhas longas e exclusivas para cada uma de suas contas online, pois utilizar a mesma senha para todas as suas atividades online coloca você em risco.

3. Não clique em e-mails ou links enviados por uma pessoa ou empresa que você não conhece ou uma newsletter para a qual não se inscreveu.

4. Suspeite de sites com descontos altos demais, ou seja, muito diferente do praticado em outros sites. Suspeite também de ofertas que você recebe por e-mail ou mensagem de texto.

5. Prefira sites de e-commerce de boa reputação para fazer suas compras on-line. Se você decidir comprar mesmo assim, use um número de cartão temporário.

6. Não se conecte à redes de WiFi desconhecidas ou sem senha.

7. Se você não estiver usando o Bluetooth do seu celular, desligue-o. Dificultando o acesso ao seu dispositivo sem o seu conhecimento.