Uern participa da organização do Centro Diocesano de Memórias

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou da organização do Centro Diocesano de Memórias, que reúne acervo com objetos, fotografias e documentos que marcaram a vida religiosa e a própria história de Mossoró. A inauguração do Centro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13.

O Centro Diocesano de Memórias foi organizado através de uma parceria entre a Diocese de Santa Luzia e a Uern, por meio dos professores do Departamento de História, Fabiano Mendes e Leonardo Cândido Rolim, e da egressa do curso de História Luany Oliveira Regis. Boa parte do material que compõe o Centro ´é oriunda do acervo do memorável Monsenhor Américo Simonetti.

A reitora Cicília Maia participou da solenidade e relembrou que a parceria entre a Uern e a Diocese voltada para preservação da história da Diocese de Mossoró teve início em 2019, quando a Universidade auxiliou a Paróquia de Santa Luzia na montagem da exposição da Luz. “Naquele momento percebemos o valor histórico do acervo da Diocese”, observou.

Ela destacou que a inauguração do Centro Diocesano de Memórias é o pontapé inicial para a criação de um museu da diocese. “Esse é um momento muito significativo para a nossa Diocese. Estamos aqui plantando uma semente para a criação de museu que contará a história da nossa cidade, da nossa igreja”, afirma.

Cicília Maia parabenizou o bispo diocesano Dom Mariano Manaza, professor Honoris Causa da Uern, pelo dom da vida. “Quero celebrar o aniversariante de hoje, Dom Mariano Manzana, e externar minha gratidão pessoal e institucional por toda sua vida, trajetória e o legado que deixa em nossa região. Muita paz e luz no seu caminho”, declara.

Dom Mariano Manzana agradeceu ao apoio da Uern para reunir o acervo de Monsenhor Américo Simonetti na construção do Centro Diocesano de Memória. Ele ressaltou que a Uern está no coração da Diocese. “Padre Sátiro Cavalcanti Dantas foi reitor da Universidade e muitos de nossos padres são egressos da Uern. Para nós, da Diocese, é uma alegria muito grande essa parceria com a Universidade, para a preservação da história da igreja e do município”, declara.

A inauguração do Centro Diocesano de Memórias marca também o fim do bispado de Dom Mariano Manzana, que entrega hoje sua carta renúncia, ao completar 75 anos de idade.