UERN participa da elaboração do novo Plano de Territorialização da Saúde de Mossoró

Professores, técnicos administrativos e alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), participam da elaboração de um novo Projeto de Territorialização da Saúde Pública de Mossoró. A equipe foi formada através de convite feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através da sua titular, Leodise Cruz, à UERN, com o intuito de promover a primeira reunião da sua gestão sobre o tema. O projeto já havia sido iniciado na gestão anterior e foi interrompido por mudanças na titularidade da prefeitura e agora está sendo retomado.

Presentes na reunião vários representantes da UERN, como a diretora da Faculdade de Enfermagem (FAEN), Profa. Suzana Carneiro; a professora da Faculdade de Ciência da Saúde (FACS). Profa. Andréia Taborda; a Diretora de Desenvolvimento Social (DIRDES), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Técnica Dra. Lígia Bandeira Guerra; e o Chefe do Departamento de Geografia, Prof. Dr. Jionaldo Pereira. Cada um deles dará suas contribuições relacionadas às suas áreas de conhecimento.

A professora da FACS, Andreia Taborda disse que esse encontro tem o objetivo de montar algumas matrizes da reestruturação da Assistência Básica da Saúde de Mossoró, observando algumas áreas críticas dentro da cidade e enquanto profissionais prestadores desse tipo de serviço e pesquisadores da área no Ensino Superior, nós estamos dando a nossa contribuição, unindo forças com as equipes da Prefeitura de Mossoró para encontrar soluções para desatar alguns nós existentes nesse tipo de serviço da cidade e concluiu afirmando que “essa união é para elaboração de um projeto de Territorialização da Saúde em Mossoró”.

Lígia Guerra, da DIRDES/UERN, disse que a presença da PROEX nessa reunião é de articulação das várias áreas da Universidade que foram convidadas para integrar o projeto. Essa discussão teve início desde o ano passado e agora estamos retomando com a presença de todas essas áreas da Instituição, que foram articuladas pela DIRDES para traçar um plano de atividades que possibilite a territorialização da saúde pública em Mossoró.

Atualização – Não se pode dizer que não exista territorialização na cidade, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, tendo em vista que os diversos equipamentos da saúde estão distribuídos pelos bairros, entretanto, o que se pretende agora é uma atualização dessa territorialização levando-se em consideração o crescimento da área urbana da cidade e ainda uma adequação às novas tecnologias disponíveis, como o georreferenciamento e o uso da informática pelos Agentes de Saúde para registrar a presença de casos de doenças infectocontagiosas nos vários bairros da cidade.

Foto: Ivanaldo Xavier