...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN oportuniza realização do sonho de estudantes do interior cursarem o ensino superior

Sempre é tempo para realizar um sonho. Com paciência, determinação e perseverança, a graduanda Linelda Maria celebrou na noite da última quinta-feira, 5, o fechamento de um importante ciclo: a conclusão do curso de Letras no Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAP/UERN), em solenidade de colação de grau.

Chegar até essa noite não foi fácil, como lembra Linelda Maria. Aos 38 anos, ela iniciou o curso de Letras e passou por diversos obstáculos até conquistar o tão desejado diploma. Morando na cidade de Frutuoso Gomes, ela se deslocava toda manhã até o Campus de Patu. “Às vezes, tínhamos problemas com o carro da prefeitura que fazia a locomoção dos alunos. Muitas vezes vínhamos de carona, de moto, tomávamos chuva”, conta.

A distância até chegar ao Campus não foi a única pedra no caminho de Linelda. No decorrer do curso, problemas de saúde em sua família fizeram com que ela adiasse o sonho de concluir uma graduação. “Foi uma situação bastante crítica, mas mantive-me firme na esperança de que iria conseguir”, diz. Ela relembra que o apoio da família e de professores, técnicos administrativos e direção do Campus da UERN foram fundamentais para que ela seguisse no seu propósito.

Hoje, com o diploma em mãos, Linelda Maria sente-se vitoriosa. “Nunca deixei de sonhar com um curso de nível superior. Queria condições melhores para mim e para minha família. Quero que minha filha sinta orgulho de mim, além disso, vejo a graduação como incentivo para ela gostar dos estudos”, declara. A estudante enfatiza que o sentimento que predomina é de gratidão. “Quero agradecer o apoio que tive do meu esposo, da minha família e da UERN. Se não tivesse uma Universidade próximo de casa, eu não teria conseguido”, declara.

Assim como Linelda Maria, outros 27 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Letras e Matemática concluíram a graduação, em solenidade presidida pela diretora do CAP, Profª. Dra. Cláudia Tomé, representando o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. A assembleia lotada com familiares e amigos dos formandos e a comunidade acadêmica celebraram a conclusão de um ciclo, que representa novas oportunidades para um futuro melhor, conforme observou a paraninfa da turma, a Profª. Me. Annie Tarsis Morais Figueiredo.

Oradora da turma, Michelle Jordânia Araújo Rodrigues, do curso de Letras, externou a importância da Universidade na vida dos formandos, a maioria de origem humilde. “Sem a UERN, muitos de nós não teríamos chance de fazer um curso de graduação”, declara.

Para Cláudia Tomé, são momentos como a colação de grau que estimulam a todos que fazem a UERN de manter a teimosia de formar profissionais no interior do Rio Grande do Norte. “É a teimosia e a vontade de se reinventar que nos faz fazer ensino, pesquisa e extensão de qualidade com o mínimo de recursos. Esses diplomas que vocês receberam diz muito sobre sermos feitos de sonhos e termos a persistência de juntos realizá-los”, finaliza.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support