UERN oportuniza realização do sonho de estudantes do interior cursarem o ensino superior

Sempre é tempo para realizar um sonho. Com paciência, determinação e perseverança, a graduanda Linelda Maria celebrou na noite da última quinta-feira, 5, o fechamento de um importante ciclo: a conclusão do curso de Letras no Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAP/UERN), em solenidade de colação de grau.

Chegar até essa noite não foi fácil, como lembra Linelda Maria. Aos 38 anos, ela iniciou o curso de Letras e passou por diversos obstáculos até conquistar o tão desejado diploma. Morando na cidade de Frutuoso Gomes, ela se deslocava toda manhã até o Campus de Patu. “Às vezes, tínhamos problemas com o carro da prefeitura que fazia a locomoção dos alunos. Muitas vezes vínhamos de carona, de moto, tomávamos chuva”, conta.

A distância até chegar ao Campus não foi a única pedra no caminho de Linelda. No decorrer do curso, problemas de saúde em sua família fizeram com que ela adiasse o sonho de concluir uma graduação. “Foi uma situação bastante crítica, mas mantive-me firme na esperança de que iria conseguir”, diz. Ela relembra que o apoio da família e de professores, técnicos administrativos e direção do Campus da UERN foram fundamentais para que ela seguisse no seu propósito.

Hoje, com o diploma em mãos, Linelda Maria sente-se vitoriosa. “Nunca deixei de sonhar com um curso de nível superior. Queria condições melhores para mim e para minha família. Quero que minha filha sinta orgulho de mim, além disso, vejo a graduação como incentivo para ela gostar dos estudos”, declara. A estudante enfatiza que o sentimento que predomina é de gratidão. “Quero agradecer o apoio que tive do meu esposo, da minha família e da UERN. Se não tivesse uma Universidade próximo de casa, eu não teria conseguido”, declara.

Assim como Linelda Maria, outros 27 estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Letras e Matemática concluíram a graduação, em solenidade presidida pela diretora do CAP, Profª. Dra. Cláudia Tomé, representando o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. A assembleia lotada com familiares e amigos dos formandos e a comunidade acadêmica celebraram a conclusão de um ciclo, que representa novas oportunidades para um futuro melhor, conforme observou a paraninfa da turma, a Profª. Me. Annie Tarsis Morais Figueiredo.

Oradora da turma, Michelle Jordânia Araújo Rodrigues, do curso de Letras, externou a importância da Universidade na vida dos formandos, a maioria de origem humilde. “Sem a UERN, muitos de nós não teríamos chance de fazer um curso de graduação”, declara.

Para Cláudia Tomé, são momentos como a colação de grau que estimulam a todos que fazem a UERN de manter a teimosia de formar profissionais no interior do Rio Grande do Norte. “É a teimosia e a vontade de se reinventar que nos faz fazer ensino, pesquisa e extensão de qualidade com o mínimo de recursos. Esses diplomas que vocês receberam diz muito sobre sermos feitos de sonhos e termos a persistência de juntos realizá-los”, finaliza.