Uern oferta mais 500 vagas do Auxílio Inclusão Digital

Mais 500 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) poderão ter acesso a um benefício de R$ 1.000,00 para aquisição de equipamentos de informática e contratação de serviços de internet, softwares ou qualquer outro item/serviço que proporcione democratização do acesso às tecnologias da informação e da comunicação. O Auxílio Inclusão Digital atendeu cerca de 1.000 alunos no ano passado, proporcionando aos discentes cursarem os componentes curriculares ofertados no calendário acadêmico.

O benefício é destinado aos estudantes de graduação presencial, devidamente matriculados em componentes curriculares ofertados pela Uern no semestre letivo 2020.2, que se encontrem em situação de comprovada vulnerabilidade socioeconômica, numa estratégia de combate à desigualdade social de acesso às ferramentas digitais no contexto de enfrentamento ao Covid-19.

As inscrições começaram no último dia 5 e seguem até 17 de fevereiro de 2021. Conforme o cronograma, o período para análise de documentos será nos dias 18 e 19 de fevereiro deste mês. A avaliação social será realizada de 18 de fevereiro a 05 de março. O resultado preliminar está previsto para ser divulgado no dia 12 de março e o resultado final para o dia 19 de março.

Confira o edital, anexos e formulário eletrônico para a realização das inscrições.

O pagamento ocorrerá em parcela única em conta corrente do Banco do Brasil de titularidade do beneficiário.

Do total de vagas ofertadas, 5% serão destinadas aos estudantes com deficiência. Em caso de não preenchimento, estas serão redistribuídas para a ampla concorrência.

Por intermédio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Uern tem empreendido esforços para garantir que os alunos tenham acesso às ferramentas de inclusão digital.

“Na primeira etapa foram disponibilizadas 1000 vagas de R$ 1.000,00 e agora estamos ofertando mais 500 vagas. É um investimento com números expressivos, sem precedentes na história da Universidade, e que possibilita que nossos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam cursar o semestre letivo no formato remoto”, destacou o pró-reitor Erison Natécio.

Estudantes adquiriram equipamentos e estão otimistas com o novo semestre

Fagner Lima, aluno do 6º período do curso de Ciências Contábeis do Campus Avançado de Patu, foi um dos beneficiados na primeira concessão do benefício em 2020. Com os recursos que já tinha, conseguiu completar o valor para adquirir um notebook.

“Sabemos que o ensino remoto precisa de recursos mínimos para acontecer. Para quem não tinha como comprar um aparelho ou pagar uma internet, o auxílio foi muito eficaz. Espero que com o equipamento adequado agora em mãos, eu consiga entregar os trabalhos dentro dos prazos, sem causar sobrecarga”, avaliou o estudante.

A limitação financeira e a falta de aparelhos eletrônicos adequados dificultaram os estudos de Luara Mirelly. Com o recurso, a aluna do 3º período de Educação Física do Campus Avançado de Pau dos Ferros, adquiriu um smartphone.

“Vejo o Auxílio de forma positiva porque, infelizmente, a realidade de uns é diferente da de outros. Nem todos tem uma condição de ter um celular bom ou um tablet bom. A desigualdade social entre os estudantes existe e o auxilio ajudou bastante aqueles alunos que não tem uma renda tão boa em casa”, ressaltou.

O tablet adquirido por Iara Siqueira está permitindo que a moradora da zona rural de Ipanguaçu acompanhe as aulas do 4º período de Geografia do Campus Avançado de Assú.

“Tem me permitido estudar com mais qualidade – meu celular é muito antigo e era super complicado estudar antes. Pra ser sincera, o período anterior foi muito complicado pra mim, meu celular não suportava as aulas, literalmente me senti muito prejudicada. Espero estudar muito mais e com mais qualidade agora que tenho um aparelho que me permite isso. O Auxílio tem sido fundamental em diversos sentidos”, conta.