Uern oferta bolsas de capacitação para docentes e técnicos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) oferta mais uma opção de qualificação aos seus docentes e técnicos administrativos com a concessão de bolsas de formação em nível de mestrado e doutorado visando apoiá-los financeiramente com o afastamento integral para a capacitação.

Os editais 013, 014 e 015 foram lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) no dia 20 de julho. Um dos requisitos é o servidor estar regularmente matriculado em programa de pós-graduação em nível de mestrado ou de doutorado credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As professoras doutorandas Rosângela Queiroz (Ciências Contábeis) e Magda Fabiana (Enfermagem) enviaram suas propostas para a seleção antes do fim do prazo, que foi na última sexta-feira, 30.

Professora Rosângela Queiroz faz doutorado em Administração de Empresas

“É um incentivo muito positivo, tendo em vista que mestrado e doutorado têm gastos, que vem para incentivar o professor a se qualificar melhor, oferecendo também melhores oportunidades aos alunos em termos de conhecimento. A bolsa vem trazer essa contribuição positiva de mostrar que a Uern apoia o professor no sentido dele se capacitar”, destacou a professora Rosângela, que faz doutorado em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

A professora Magda Fabiana lembra que uma capacitação como de mestrado e doutorado envolve muitos custos e a oferta desse tipo de incentivo financeiro facilita o andamento das pesquisas.

“O subsídio nos ajuda, ele nos dá um certo respaldo para que a gente possa ir mais além”, completou a doutoranda no Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutorado interinstitucional em parceria com a Uern. “Essa bolsa vem pra contribuir no incremento do estudo, além de fornecer uma certa tranquilidade financeira em tempos econômicos tão difíceis”, completou.

Pró-reitor José Rodolfo Lopes destaca a política de valorização dos servidores

Para o professor Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, titular da Propeg, os editais ratificam todo um trabalho que a Universidade vem desenvolvendo ao longo dos anos na defesa de garantir melhores oportunidades e condições aos docentes e técnicos administrativos com uma política de valorização de destaque em nível regional.

“Além de todos os dispositivos institucionais que asseguram a concessão de carga-horária (total ou parcial), os editais de bolsas visam reforçar as condições para que os nossos servidores possam cursar, com esmero, as suas respectivas pós-graduações, uma vez que a grande maioria se encontra até mesmo fora do Estado”, ressaltou o pró-reitor.

O número de bolsas a ser concedido dependerá da disponibilidade orçamentária e financeira considerando o fluxo de retorno das bolsas já aplicadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Capacitação do Pessoal Técnico Administrativo da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN).

Professora Magda Fabiana diz que incentivo facilita andamento das pesquisas

A divulgação do resultado parcial está prevista para 13 de agosto. O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de agosto.

Ampliado

A Propeg informa que, em virtude de indisponibilidade da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será concedido prazo adicional de cinco dias para envio do Currículo Lattes, a contar do dia 31 de julho, quando será disponibilizado um novo formulário para o envio dos currículos, somente para aqueles que enviaram suas propostas dentro do prazo previsto nos editais 13, 14 e 15/2021, até 30 de julho de 2021.