Uern oferta atendimento psicossocial a servidores e alunos

Cada pessoa foi afetada de uma maneira diferente nessa pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Insegurança, incerteza, ansiedade e medo fazem parte da rotina de muitos nos últimos meses. Para diminuir os danos psicológicos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está ofertando há quase um ano atendimentos psicossociais para seus alunos e servidores.

“A Uern, numa perspectiva de sensibilidade, de acolhimento, passou a oferecer, para toda a comunidade, esses atendimentos psicossociais, objetivando fazer uma escuta qualificada, objetivando um apoio e, consequentemente, minimizar os danos emocionais decorrentes dessa pandemia”, comentou a reitora em exercício Fátima Raquel Rosado Morais.

Para a gestora, os atendimentos vieram para contribuir com a vivência desse processo de pandemia pela comunidade acadêmica. “A gente acredita que foram exitosos, porque temos relatos de servidores que se sentiram extremamente beneficiados com esse acompanhamento, que se sentiram acolhidos, que se sentiram recompensados pela Instituição”, acrescentou.

Responsável pelo apoio aos servidores, incluindo técnicos e professores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) disponibilizou o e-mail ddo.progep@uern.br para a realização dos agendamentos.

Desde então, psicólogos e assistente social estão à disposição para o contato virtual. A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) é parceira da Progep nesse projeto.

Jéssica Neiva Figueiredo, pró-reitora de Gestão de Pessoas, lembra que estamos enfrentando situações atípicas em nossos dias atuais e é natural sentirmos medo e insegurança.

“O adoecimento mental é uma questão que deve ser vista com muita seriedade e cuidado. E é isso que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas tem visado: a saúde e a qualidade de vida de seus servidores, em todas as áreas de sua vida, seja a laboral como também a pessoal”, comentou.

A avaliação do serviço é sentida nos relatos de agradecimento pela acolhida e as devidas orientações. “Não existe feedback melhor que as palavras de alívio da dor de alguém”, completou Jéssica Neiva Figueiredo.

Os estudantes estão sob os cuidados de uma equipe multiprofissional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) composta por psicóloga clínica, psicóloga educacional, psicopedagoga e assistente social.

Para ter acesso, basta enviar e-mail para apoiomultiprofissional.prae@uern.br solicitando o atendimento. Os encontros são realizados pela plataforma Google Meet.

Lenna Indyara, chefe do Setor de Assistência Estudantil da PRAE, destaca que o momento demanda uma série de ressignificações.

“A finalidade dos atendimentos é permitir um espaço de apoio e acolhimento para garantir suporte necessário para a permanência estudantil. As aulas remotas, as próprias condições do distanciamento social e as mudanças vivenciadas têm demandado afetos para a saúde mental. Acredito de extrema relevância a busca por esse tipo de suporte”, destacou.

Psicóloga orienta estudantes sobre cuidados na pandemia

Sintomas de ansiedade, dificuldade de concentração, insônia e outras manifestações físicas são as queixas mais comuns apresentadas pelos estudantes atendidos pelo serviço multiprofissional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) nos últimos meses.

Psicóloga Leni Andrade explica que a pandemia interferiu nos aspectos emocionais, sociais e no aprendizado

De acordo com a psicóloga Leni Andrade, a pandemia interferiu nos aspectos emocionais, sociais e no aprendizado. “É um momento de adaptação pra todos nós e muitos estudantes têm conseguido reinventar-se e crescer, apesar dos desafios”, analisa.

A mente saudável, explica a psicóloga, está ligada a uma vida saudável e requer uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos, uma rede social e familiar na qual haja amor, leveza, compreensão, respeito e ajuda mútua.

Além disso, um bom gerenciamento do tempo é imprescindível. “Além da dedicação aos estudos, ter um tempo em que possa ser incluído um serviço ao próximo também, deixando tempo para o lazer e fortalecimento dos laços familiares e com amigos, além do cultivo de pensamentos positivos”, orienta.

Leni Andrade cita o psicólogo Martim Seligman ao defender a importância de cultivar emoções positivas em relação aos tempos passado, presente e futuro.

“Tais práticas evitam o cultivo de emoções negativas, tais como o ódio e o pessimismo. De forma sucinta, cito emoções positivas a serem cultivadas em relação ao passado: gratidão e aprendizado; em relação ao presente: otimismo, motivação e alegria; e em relação ao futuro: fé e coragem”, detalha a psicóloga.