Uern no Parque alia conhecimento e diversão para todas as idades

Conhecimento, alegria e diversão para toda a família foi a tônica da primeira edição do Uern no Parque realizado na tarde deste domingo, 18, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com o Parque Municipal Maurício de Oliveira, no Centro de Mossoró.

A ação marcou o encerramento da Semana de Proteção às Florestas realizada pelo município e a reabertura do espaço público para eventos. Serviu também para apresentar um pouco das várias ações e projetos realizados por professores, técnicos administrativos e estudantes da Uern nas mais diferentes áreas do conhecimento.

A programação contou com brincadeiras musicais, auriculoterapia, Tai Chi Chuan, apresentações culturais, aferição de pressão, teste de glicemia, roda de conversa, Bioação, entre outras atrações que remetem aos cuidados com o meio ambiente.

O comerciante João Silva levou os filhos para brincar no parque e conhecer um pouco do que a comunidade acadêmica da Uern produz. “Está de parabéns a Universidade pelo evento, que contempla todas as idades, e pelo conhecimento que produz e nos apresenta em momentos como esse”, comentou.

Uma aproximação entre Uern, Parque Municipal e as pessoas é, para a reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, um dos maiores objetivos de ações como essa.

“Que essa parceria perdure e que a gente possa cada vez mais trazer a Uern para o Parque, trazer também a sociedade para esse espaço, conhecendo a nossa Universidade e suas ações. Contribuir para que se construa na população esse sentimento de pertencimento à natureza. Cada vez mais precisamos entender que a preservação da natureza, que o verde, que o ar livre, que a atividade física contribuem para que nós possamos viver mais e melhor”, destacou.

Há algumas semanas a Uern firmou parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Direção de Meio Ambiente e Urbanismo da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, para ampliar a atuação da Universidade no espaço público.

A ideia é catalogar e institucionalizar as ações que já são desenvolvidas por diversos cursos da graduação e pós-graduação da Uern, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de ampliar as possibilidades de atuação da comunidade acadêmica no local.

Para a reitora eleita, professora Dra. Cicília Raquel Maia Leite, todas as áreas do conhecimento podem se fazer presentes no Parque Municipal.

“Eu digo sempre que Mossoró precisa aproveitar mais esse espaço verde bem no centro da cidade. Tenho certeza que a Uern e a Prefeitura juntos somarão esforços para que a gente possa ofertar mais serviços e qualidade de vida à população”, disse.

A sociedade só tem a ganhar com parcerias como essa, destacou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental de Mossoró.

“A parceria com a Uern vem fortalecer as nossas ações, convida a população a conhecer o Parque Municipal Maurício Oliveira e as próprias ações que a Universidade realiza. É um evento muito importante para nós”, acrescentou.

A programação deste domingo foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)/Departamento de Cultura e Arte (DECA)/Uern Ação, Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), Faculdade de Enfermagem (FAEN)/Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM)/Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT)/Biologia, Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e Edições Uern.