...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Natal lança 2ª edição do projeto “Maria Bonita nas Ciências”

Começa na próxima sexta-feira (26), às 14h30, na Uern Natal, a 2ª edição do projeto “Maria Bonita nas Ciências”, que tem como objetivo incentivar alunas de ensino médio de escolas públicas a seguirem carreiras profissionais em áreas nas quais mulheres ainda enfrentam muitos preconceitos e obstáculos para conquistar espaços e igualdade de condições e remunerações com profissionais do sexo oposto.

O “Maria Bonita nas Ciências” quer incentivar o ingresso dessas jovens em cursos de graduação como Ciências da Computação e Ciências & Tecnologia, oferecidos no Campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Para convidar essas meninas a participar, a idealizadora e coordenadora do projeto, Profa. Dra. Gláucia Melissa Medeiros Campos, está visitando escolas públicas de ensino médio na zona Norte da capital.

O projeto da Uern Natal é inspirado em outras iniciativas incentivadas pela Sociedade Brasileira de Computação, visto que a realidade de baixíssimos índices de mulheres nos cursos de Ciências da Computação da Uern é a mesma vista pelo Brasil e mundo afora. A primeira edição do “Maria Bonita nas Ciências” foi em 2019, exclusivamente para meninas a partir dos 14 anos, que são o público primordial a ser incentivado. No entanto, a professora Glaucia conta que, neste ano, o projeto será aberto também para meninos na mesma faixa etária, com o objetivo de educá-los a conviver, respeitar e incentivar as colegas nas carreiras das ciências, visto que as maiores dificuldades das mulheres nesses espaços estão diretamente relacionadas às desigualdades de gênero.

“A associação entre tecnologia e masculinidade distancia as meninas da informática desde cedo, quando lhes são oferecidas bonecas e casinhas, e aos meninos carros de controle remoto e videogames. As mulheres sofrem preconceitos ao fazer escolhas ou mostrar habilidades relacionadas ao universo masculino, tendo a sexualidade questionada. A sociedade insiste em definir conceitos de mulher ou homem de acordo com o desenvolvimento de competências. De acordo com essa percepção, a mulher tem uma habilidade mais natural para atividades que exigem afeto, mas não racionalidade. Muitas mulheres desistem da graduação por serem as únicas dentro da turma. As conversas e o machismo típico da sociedade as bombardeiam diariamente, com mensagens que atacam a autoestima. Dentro das empresas, elas sofrem com salários mais baixos, mesmo exercendo atividades semelhantes as dos colegas. Sem falar dos relatos de assédio sexual”, elenca a professora, egressa da primeira turma de Ciências da Computação da Uern e docente do mesmo curso há 16 anos, no Campus de Natal.

Gláucia Campos já visitou três escolas e visitará outras três na zona Norte, onde fica o Campus da Uern em Natal,  para convidar estudantes a participar da programação de minicursos, palestras, oficinas, sessões cinematográficas temáticas e debates, em encontros semanais de agosto a outubro, no Complexo Cultural da Uern, sempre às sextas-feiras, às 14h30. As atividades teóricas visam discutir ideias e questões sociais, enquanto as práticas vão apresentar e ensinar aos jovens a manusear algumas ferramentas da informática. Na programação, ainda sem data definida, também haverá um bate-papo com a reitora da Uern, Profa. Dra. Cicília Maia, egressa da 2ª turma de Ciências da Computação da Universidade.

Estudantes de escolas públicas das zonas Leste, Oeste e Sul de Natal  também podem participar, obtendo informações pelo perfil do projeto no Instagram: @maria.bonita.nas.ciencias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support