...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Natal e EdUCA resgatam tradição de renda de bilro em videoaulas

De 3 a 12 de novembro, como realização da Uern Natal em parceria com a EdUCA, vai ao ar pelo YouTube a Oficina de Renda de Bilro ministrada por Cícera Ângelo, rendeira da comunidade de Alcaçuz há mais de 60 anos. Serão oito episódios de 30 minutos cada, que vão ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h. Esse é mais um projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital 03/2020 – FJA – Formação e pesquisa – troca de saberes à distância.

A oficina conta com a participação especial da professora Irene van den Berg que conduz um bate-papo descontraído com Cícera em todos os episódios, inclusive, executando o aprendizado dos pontos ensinados pela mestre da tradição ancestral. Os créditos da captação de imagens e da edição dos produtos audiovisuais são de Edileusa Martins e Lucas Santos.

A oficina aborda conteúdos  relacionados à produção da renda de bilro. Na sequência do curso são apresentados aspectos da história dessa  técnica, a história da artesã e de sua comunidade tradicional, os materiais utilizados para a produção da renda,  incluindo a confecção da almofada e a marcação dos desenhos e piques, o carregamento da linha e a montagem dos  bilros na almofada, a manipulação dos bilros e o desenvolvimento dos pontos básicos para a confecção de produtos  utilitários e de vestuário.

“O setor artesanal tem grande participação no desenvolvimento de atividades ocupacionais e de geração de renda familiar em todo o Brasil. O trabalho artesanal auxilia, dentro das comunidades, na construção da identidade cultural,  atribuindo valores e gerando histórias que caracterizam esses espaços. No caso de Alcaçuz isso é um fato. A comunidade historicamente desenvolveu o trabalho com renda, ocupando gerações passadas e  presentes com a arte de tecer os fios com bilros. Esse tipo de produção vem sendo esquecida e no Rio Grande do Norte restam pequenos  núcleos que ainda se dedicam a produzir esse artesanato tão característico do nosso estado”, relata Irene. A oficina de renda  pretende estimular o aprendizado da técnica de produzir renda, compartilhando com novas gerações e por meio da  tecnologia esse processo artesanal.

Cícera Ângelo nasceu, cresceu e se manteve por toda a vida em Alcaçuz, comunidade caiçara do município de Nísia Floresta. Desde a  infância, assim como praticamente todas as meninas da geração dela e de outras gerações, aprendeu a fazer renda de bilros com a mãe e se manteve nesse ofício por toda a vida. Quando tinha nove anos, foi convidada pela Fundação José  Augusto para representar essa tradição artesanal potiguar em evento que aconteceu no Museu de Belas Artes, no Rio  de Janeiro. Sempre envolvida com a atividade, participou de muitas feiras de artesanato apresentando a renda e integra o grupo de mulheres que criou a Associação de Rendeiras de Alcaçuz, organização na qual permaneceu associada  por 20 anos. Em 2014, abriu sua própria lojinha de rendas em Alcaçuz e hoje comercializa de forma local, para visitantes e turistas, a  produção feita por rendeiras de sua família e outras artesãs da comunidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support