Uern Natal e EdUCA realizam oficina e prepararam artistas do Potengi para participação em editais públicos

A Uern Natal e a EdUCA realizaram uma oficina de assessoria de projetos culturais para artistas da região Potengi. O objetivo foi prepará-los para submissão de propostas para o Prêmio Glorinha Oliveira, da Fundação José Augusto. A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, faz parte do projeto Uern Cultural, que busca ofertar apoio e promover intercâmbio entre artistas e Universidade.

As professoras Irene van den Berg e Andrea Jane ministraram presencialmente a oficina para 18 artistas na Escola Estadual Maurício Freire, em São Paulo do Potengi, na última sexta (26). Em suporte remoto, os TNS Bruno Lira,  Josineide Araújo e Tiago Lima auxiliaram no levantamento de documentos  e preenchimento de formulários.

Todos mobilizados nesse esforço coletivo para oportunizar aos artistas o acesso ao recurso público de incentivo à Cultura. O Edital Glorinha Oliveira destina-se à seleção de 400 propostas caracterizadas como “Histórias de Vida”, com o intuito de constituir um acervo da memória cultural do Estado.

A região do  Potengi foi escolhida por ter sido um dos territórios potiguares com menor índice de participação de artistas em editais da Aldir Blanc, em 2020. Dos 45 prêmios destinados para concurso exclusivo na região,  apenas sete iniciativas concorreram e foram premiadas. Isso gerou devolução quase integral dos recursos para execução pelo Estado. “Os artistas não tinham sido mobilizados e muitos sequer tomaram conhecimento sobre os recursos e os editais”, contou a professora Irene, diretora administrativa da EdUCA.

Para a professora, a oficina foi importante por dois motivos: “Por sensibilizar os artistas para que se sintam valorizados e compreendam que têm direito ao recebimento do recurso. E pela Uern cumprir esse papel de auxiliar os artistas, mostrando o que é um edital e a metodologia de participação nesse tipo de processo”, acredita.

“Iniciativas como essa asseguram aos artistas o letramento em editais, fonte importante  de financiamento para projetos culturais. Esse trabalho tem um profundo impacto social, pois oportuniza aos artistas em situação de vulnerabilidade o acesso a dinheiro público, representando conquista  de cidadania por esses protagonistas muitas vezes silenciados”, acrescenta van den Berg, que desde 2020 vem conduzindo trabalhos semelhantes em Natal.

“Com esse apoio, empenho e empatia demonstrados na oficina, temos o suporte necessário para adquirir o recurso, e como representante da arte e da cultura fico muito feliz”, agradeceu José Washington Ribeiro da Silva, cordelista do município de Barcelona.