UERN MUDA SISTEMA DE COMPRAS PARA AGILIZAR AQUISIÇÃO DE LIVROS

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está implantando uma nova modalidade de compra de livros, que vai agilizar o processo e atender às demandas com mais rapidez.

Segundo o Pró-Reitor de Administração, Severino Neto,  uma das compras anuais mais importantes que a FUERN faz diz respeito à aquisição de livros. Anualmente são adquiridos  em torno de 300 a 400 mil reais. Porém, segundo o pró-reitor, trata-se de um procedimento lento e difícil, já que o processo exige consulta a todos os departamentos da universidade, conferência das relações, abertura de licitação, julgamento de documentos e propostas, entre outros entraves. “O que ocorria muitas vezes durante todo este processo era que  muitos títulos se esgotam entre a fase de consulta de compra efetiva”, destaca o pró-reitor.

Para minimizar o problema, a UERN, num entendimento com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), está adotando a realização de um processo licitatório único e conjunto, na modalidade de pregão, visando a formação de um registro de preços, com validade de um ano, dedicado especialmente ao fornecimento de  livros.

Severino Neto explica o procedimento: “a licitação será realizada indicando não os livros que pretendemos adquirir mas, sim, as editoras que publicam os livros que tencionamos comprar. Os interessados em participar da licitação, sejam editoras, livrarias e distribuidoras participam ofertando não valores unitários mas, sim, um desconto sobre os preços de catálogo de cada uma das editoras citadas na licitação”, frisa.

Ainda conforme a explicação do pró-reitor, a ata do registro de preços com os vencedores e os respectivos descontos ficará à disposição não só da UERN, mas também das escolas do Estado e de qualquer outro órgão do Estado que se interessar em aderir a ela e adquirir livros.

Pelo registro de preços não haverá mais necessidade de esperar que todos os departamentos apresentem suas realizações para efetuar compras num pacote só. “Cada relação que chegar à Biblioteca Central da UERN será checada pelas bibliotecárias e, após, repassada à PROAD. Os títulos serão imediatamente separados por editoras e as ordens de compras expedidas em favor das empresas que tiverem ofertado os melhores descontos”, explica Severino Neto.

Uma das vantagens do novo processo é que, ao invés de duas ou três grandes licitações anuais e onerosas serão feitas compras pequenas e rápidas, até mais de uma por semana, dependendo da demanda da Biblioteca Central.

A PROAD já realizou pesquisa prévia de mercado junto a possíveis fornecedores interessados em participar do certame e cadastrou 79 editoras com obras de interesse dos docentes. O cadastro foi repassado para a SEARH, que se encarregará, agora, de promover a licitação.

Para consultar o processo, que é de nº 15773/2010-4, basta acessar o protocolo geral do Estado no link:  http://www.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/searh/aplicativos/enviados/protocolo_geral.asp.