Uern mais perto da sociedade através da extensão

Através da extensão, que com o ensino e a pesquisa formam os pilares de sustentação de uma universidade, as instituições de ensino superior como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conseguem se aproximar ainda mais da comunidade onde está inserida. Atualmente, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) contabiliza 273 ações de extensão institucionalizadas.

São eventos, formações, cursos, lives, atendimentos em saúde, capacitações, entre tantas ações, que vêm sendo conduzidas, orientadas ou apoiadas pela Proex em parceria com departamentos, faculdades, pró-reitorias em todos os campi da instituição.

Aulas de capoeira, iniciativas de combate às drogas nas escolas, empreendedorismo e soluções jurídicas, diálogos sobre o luto, higiene, formação social, educação musical, laboratório de comunicação, saúde mental, atuação em escolas públicas, acessibilidade, ambulatórios de saúde,  festival de teatro, grupo de dança e teatro, resgate e tratamento de animais marinhos, produção de sementes, vacinação, práticas integrativas são algumas das dezenas de ações em execução.

É a Uern levando à comunidade os saberes desenvolvidos em seus espaços e prestando auxílio à população. A comunidade retribui compartilhando seus conhecimentos e experiências, de forma que atuação se dá em conjunto na defesa e desenvolvimento da educação e da sociedade como um todo.

Conforme explica o titular da Proex, professor Esdras Marchezan, a política de extensão na Uern vem sendo fortalecida com o passar dos anos.

“No tripé ensino, pesquisa e extensão, é a extensão que vai levar de forma mais efetiva essa experiência acadêmica, do que é feito na universidade para junto das comunidades e vice-versa, trazer também esses saberes das comunidades para dentro do espaço universitário. Ao longo dos anos, estamos ampliando o número de ações extensionistas institucionalizadas, sem falar em cursos, projetos, entre outros, que são realizados e não estão institucionalizados.

O pró-reitor aponta que a área em amplo crescimento terá como resultado a realização da primeira edição de um evento todo voltado para a extensão.

Para reunir todas essas ações extensionistas, será realizado, a partir desta segunda-feira, 22, até a próxima sexta-feira, 26, o ELO UERN, um evento que renova a aliança entre instituição e comunidade, oportunizando vivências e partilhas com atividades presenciais e remotas, descentralizadas e inovadoras.

Realizado pela Proex, o evento surge com a proposta de envolver toda a comunidade acadêmica na discussão e exercício prático da extensão universitária junto aos públicos da comunidade que estão envolvidos com as ações, projetos e programas de extensão realizados pela Uern.

Dentro da programação, acontecerá o VIII Salão de Extensão e a Feira de Profissões (dia 23). Este último trata-se de um evento de recepção aos candidatos e candidatas que fizeram a prova do Enem e estão prestes a escolher um curso de nível superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Serão apresentados os cursos, a estrutura, os projetos universitários e o que de melhor a Uern tem para os(as) estudantes universitários.

Ainda sobre o ELO UERN, a programação contará com oficinas, cursos, mesas, exposições, rodas de conversa, workshop e apresentações culturais. No site elouern.proex.uern.br é possível saber mais sobre o evento.