...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN lidera ranking de inovação entre as instituições do Rio Grande do Norte

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é destaque em inovação, segundo o ranking de Universidades Empreendedoras 2019 (RUE), divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Conforme o levantamento, a Instituição ocupa a primeira posição entre as universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte neste critério.

No ranking geral, a UERN ocupa a 12ª posição entre as universidades de todo o País no quesito. A UERN ficou à frente das Universidades Federal do RN (UFRN) – 18ª posição, Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – 22ª, e Potiguar (UnP) – 88ª.

Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o Prof. Me. Frank da Silva Felisardo avalia positivamente o resultado, que reforça a qualidade da UERN na promoção de uma cultura inovadora.

Para o chefe do Setor de Incubadoras, Prof. Dr. Vinícius Claudino de Sá, o resultado no ranking de Universidades Empreendedoras 2019 é um reconhecimento de que a Universidade está no caminho certo. “Apesar de todos os desafios, conseguimos ter resultados positivos. Trabalhamos na UERN com o conceito de ecossistema de inovação, respeitando as características das unidades acadêmicas e do local. Assim podemos estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo”, avalia.

A pesquisa em 2019 abrangeu 123 universidades de todo o Brasil e tem como objetivo aperfeiçoar a educação superior no País, por meio do estímulo ao empreendedorismo. Para a elaboração do ranking, a Brasil Júnior leva em consideração diversos indicadores, como cultura empreendedora, projetos de extensão, acessibilidade entre os estudantes, inovação e pesquisa, internacionalização, infraestrutura e proximidade com o mercado, entre outros.

O ranking é feito a partir da coleta e análise de dados provindas de três diferentes fontes: as percepções dos próprios alunos, informações autodeclaradas pelas universidades; e dados de fontes secundárias, ou seja, base de dados.

O RUE existe desde 2016 e é feito em parceria com 27 federações de empresas juniores de todo o Brasil, além de contar com o apoio de diversas entidades nacionais, como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

RANKING UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support