UERN levará cursinho Emancipa para turma de 150 alunos da Penitenciária Mário Negócio

Após o sucesso do Cursinho Popular Emancipa, com turmas aos sábados no Campus Central, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), se prepara para um novo desafio: a preparação de 150 apenados da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, no sistema voltado a pessoas que cumprem penas privativas de liberdade (ENEM – PPL).

“As instalações estão prontas, temos quatro salas disponíveis. Esse trabalho será realizado em novembro, pois as provas do ENEM –PPL serão nos dias 10 e 11 de dezembro”, afirmou o professor Jefferson Garrido, coordenador do Emancipa. O anúncio foi feito neste sábado (26), durante o encerramento da etapa 2019 do Cursinho Emancipa UERN.

Representando o reitor Pedro Fernandes, a chefe de Gabinete, profa. Cicília Maia, parabenizou o empenho da coordenação, a dedicação dos professores, voluntários, monitores e, sobretudo, o esforço dos estudantes. “Extrapolar os muros da universidade não é fácil, o que o professor Jefferson fez foi uma ação do que nós chamamos UERN socialmente referenciada, estamos indo ao Ensino Médio preparar as pessoas para trazê-las de volta para nossa Universidade. Venham para UERN, pois ela é grandiosa”, afirmou Cicília Maia, ressaltando a política de cotas da UERN, com o sistema voltado para alunos de escolas públicas, a cota para pessoas com deficiência, a cota étnico-racial e o argumento de regionalização.

Cicília Maia: “Estamos indo ao Ensino Médio preparar as pessoas para trazê-las de volta para nossa Universidade” (Foto: Rodrigo Oliveira)

A maioria dos alunos do Cursinho Popular Emancipa, voltado para a preparação de alunos da rede pública de ensino que vão se submeter às provas do ENEM nos dias 3 e 10 de novembro, pretende ingressar na UERN. Numa pesquisa interna realizada com os participantes do projeto de extensão, 72% afirmaram que pretendem estudar na UERN.

Esse é o caso de Elizabeth Cristina. O sonho de ingressar no Ensino Superior foi adiado por mais de 15 anos. Ela terminou o segundo grau em 2002, mas, casada e com filhos, não tinha como estudar. “Agora que meu marido está terminando o curso de Geografia, chegou a minha vez de tentar realizar esse sonho. Quero fazer Jornalismo na UERN. O cursinho foi muito bom, melhorei até na redação”, afirmou Elizabeth.

Alunos que fizeram parte do Emancipa UERN, no Campus Central.

O prof. Jefferson Garrido, ressaltou que após a preparação para o ENEM-PPL, as atividades da próxima turma em Mossoró serão retomadas em março de 2020. “Me sinto realizado com esse projeto. A UERN está devolvendo todo o investimento que a sociedade tem feito por ela. A UERN mostra que é indispensável para o Rio Grande do Norte. Quando você vê pai e filho, tio e sobrinho e amigos de infância na mesma sala, aprendendo juntos, você entende que o nosso desafio e árduo, mas é altamente recompensador. O caminho é a educação”, complementou Garrido.

O professor José Alberto, que lecionou a disciplina de Ciências Sociais, já se prepara para as aulas que serão voltadas aos apenados da Penitenciária Mário Negócio. “Essa experiência foi gratificante e com forte papel social. Como aluno da UERN foi uma forma de retribuir todo o conhecimento adquirido”, comentou Alberto, que tem bacharelado em Ciências Sociais, cursa a licenciatura em Ciências Sociais e é aluno do Mestrado em Ciências Sociais e Humanas, ambos pela UERN.

O pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, desejou sucesso aos participantes na prova do ENEM e convidou-os a prestigiarem a Feira das Profissões, que ocorrerá no dia 19 de novembro, no Campus Central, com o objetivo de mostrar quais os cursos de graduação ofertados pela Universidade e como eles funcionam. O subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan, também prestigiou o encerramento do Emancipa e ressaltou a importância de que os alunos tenham foco em seus objetivos.

A solenidade de encerramento contou ainda com uma palestra motivacional da egressa da UERN, Kauanny Sousa, jornalista que narrou sua história de superação como estudante de origem popular da zona rural que realizou o sonho do ensino superior. A programação teve ainda o show da banda Sem Retorno, do IFRN, uma aula de relaxamento tai chi chuan, com o mestre Gildo Bento e apresentação de poesia do grupo SLAM Mossoró.

REDE DE APOIO – O encerramento oficial do Cursinho Emancipa ocorreu no Ginásio do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional – Professor Francisco de Assis Pedrosa). O projeto contou com uma grande rede de apoio de voluntários, a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), todo o apoio logístico da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), das secretarias do Departamento de Comunicação (DECOM) e do Departamento de Artes (DART).