UERN leva esporte, cultura, lazer e inclusão para a Avenida Rio Branco

Quem costuma participar do projeto Viva Rio Branco nas tardes de domingo, em Mossoró, ficou surpreso com as novidades apresentadas na edição deste final de semana. Além das tradicionais atividades esportivas, o público pôde aproveitar uma programação diversificada, realizada por alunos, egressos, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Viva UERN Rio Branco.

Pela primeira vez, a instituição foi convidada a assumir a programação do projeto Viva Rio Branco, que é desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró. A Pró-Reitoria de Extensão da UERN (PROEX) esteve à frente do evento, que envolveu as faculdades de Educação Física (FAEF), Enfermagem (FAEN), Educação (FE) e Letras e Artes (FALA), além da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). O pró-reitor de Extensão, Emanoel Márcio, destacou o envolvimento de tantos setores da Universidade no evento. “A meta da Universidade era envolver o maior número de pessoas possível, em atividades diversificadas, como apresentações culturais e brincadeiras, além da tradicional atividade esportiva”.

O coordenador-geral do Viva UERN Rio Branco, Luís Marcos Guerra, que é diretor de Extensão da UERN, também avaliou positivamente a participação da Universidade. “Ao longo de toda a Rio Branco encontramos crianças, jovens, adultos e idosos participando de atividades físicas, de atividades culturais, crianças brincando… nossa meta, que era envolver o maior número de pessoas possível, e não só com atividades físicas, mas também com outras formas de participação, foi plenamente atingida”.

O professor Franzé Oliveira costuma aproveitar o Viva Rio Branco com a família aos domingos. Ele parabenizou a participação da UERN no evento, com uma programação diversificada. “Sempre venho aos domingos com a minha família, mas hoje tinha diversidade, principalmente para o meu filho. Tinha teatro, poesia, brinquedos, e outros aspectos lúdicos que costumeiramente não tem. O Viva Rio Branco é sempre muito bom, mas hoje, com a presença da UERN, o público teve mais opções para se divertir em família. Seria muito bom que a Universidade participasse mais vezes”.

O secretário municipal de Esporte de Mossoró, Aldo Gondim, explicou que a cada domingo uma universidade assume a programação do Viva Rio Branco. De acordo com o cronograma, a próxima participação da UERN será no dia 29 de julho. Ele também parabenizou a instituição pela programação realizada neste domingo. “O Viva Rio Branco já é um projeto consolidado, mas sempre vislumbrei um Viva Rio Branco com múltiplas atividades, que pudessem envolver todas as pessoas. O que nós percebemos nesta edição, que contou com a participação da UERN, foi exatamente isso. Todos os espaços foram ocupados com múltiplas atividades, ampliando as possibilidades a serem exploradas pelo projeto”.

A vice-reitora da UERN, Fátima Raquel, participou de toda a programação. Ela explicou que esta é mais uma oportunidade da Universidade estar mais próxima da população, fazendo sua prestação de serviços. “A UERN é tudo isso, é educação, arte, cultura, saúde, esporte, lazer, inclusão. A comunidade acadêmica abraçou realmente o Viva UERN Rio Branco e se fez presente. Quem não estava trabalhando veio prestigiar e aproveitar a programação. Agradecemos à Prefeitura de Mossoró pela confiança e parceria em tantos projetos”.

Fotos: Wilson Moreno