UERN leva Caravana Natalina ao internos do CEDUC/FUNDAC

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Conservatório Música D’Alva Stella Nogueira, deu prosseguimento na manhã desta quarta-feira, 16, ao Projeto Caravana Natalina, oportunidade em que prestigiou os internos do CEDUC Internação Mossoró (Sistema de Internação Regine Fechado). O CEDUC Santa Demira, que é de Semi-Liberdade e o CIAD (Internação Provisória), integrantes da Fundação Estadual da Criança e Adolescente – FUNDAC) recebeu apresentações culturais. O Projeto foi iniciado em dezembro, com o Conservatório de Música promovendo apresentações em Praças, Hospitais e a outros órgãos em que foi solicitado.

O Promotor de Justiça da 12ª Vara da Infância e Juventude, Antônio Claudio Linhares, também prestigiou esta atividade da UERN. Na oportunidade, destacou a difícil convivência para os internos, num ambiente carcerário. Segundo ele, “a gente tenta com execução de medidas para atenuar, mas não se deve nunca esquecer que estamos num sistema de privação de liberdade com toda a carga negativa que se traz. E espera que vejam, neste momento de arte e cultura, um sinal de que a vida pode oferecer coisas legais e interessantes. Nós temos uma sociedade que garante direitos para todos, isto no papel, e que compete esse acesso de uma vida digna para todos”, disse.

A diretora do órgão disse que esta atividade que a FUNDAC recebeu na manhã desta quarta-feira, com a visita do Conservatório de Música da UERN, faz parte da programação de encerramento das atividades escolares dos meninos sócio-educandos da unidade, como também os outros parceiros que são das igrejas Católica, Batista, Universal e do Nazareno. “Todas as igrejas fazem programação diferenciada durante esta semana e, no caso desta quarta-feira, a parceria é feita com a UERN, através do seu Conservatório de Música”, concluiu.

Já o reitor da UERN, Pedro Fernandes, lembra que a promoção desta atividade cultural dentro da programação de encerramento das atividades do CEDUC se repete, pois no ano passado esta parceria foi firmada com o propósito de mostrar a importância que cada um dos internos tem. E que torce para que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte possa ser o próximo ambiente para cada um. “É uma instituição de ensino superior que vai formar, dar um diploma. E se vocês fizerem o ensino médio em uma instituição pública podem contar até com uma vaga reservada para quem se habilitar, e todos temos que pensar sempre de forma positiva” disse. O reitor destacou que a atividade do Conservatório de Música, naquele momento, retrata um pouco o que a Universidade faz, a exemplo deste Projeto da Caravana Natalina formada por ex-alunos da instituição e que hoje ensinam o uso desses instrumentos musicais a pessoas de todas as idades.

E em relação ao CEDUC, Pedro Fernandes voltou a lembrar da intenção de trazer unidades da Universidade para dentro destes centros de recuperação, sejam CEDUCs ou Penitenciárias, como aconteceu recentemente na Mário Negócio, oferecendo oportunidades para todos.