UERN leva atividades esportivas e culturais para o “Viva Rio Branco”

Esporte, arte, saúde, inclusão. Mais uma vez a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participou do projeto “Viva Rio Branco”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

A programação aconteceu ao longo de todo o circuito do projeto, com diversos polos de atividades.

Melquesimiel Silva, aluno do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) de Educação Física, do Campus de Assú, mobilizou aproximadamente 40 pessoas na cidade de Alto do Rodrigues, conseguiu um ônibus, e levou seus alunos para participar do aulão de Fit Dance, comandado por alunos e egressos do curso de Educação Física do Campus Central. Melquesimiel conta que levou para o evento crianças e jovens atendidos pelo Projeto Despertar e pelo CRAS. “Foi muito bom! Eles adoraram. Quero trazê-los outras vezes para vivenciar as outras oficinas porque a programação é muito extensa”.

Outro polo muito concorrido foi o da cultura, no Memorial da Resistência, que contou com apresentações dos alunos da Escola de Música da UERN, dança, teatro, capoeira, contação de estórias, pintura, exposições pedagógicas, entre outras atrações.

Durante toda a programação, estudantes do curso de Enfermagem deram orientações sobre primeiros socorros aos participantes do projeto. “É sempre muito bom participar de ações como essa. As alunas que vieram gostaram muito da interação com o público e de prestar orientações que podem salvar a vida de uma pessoa. Desta vez, felizmente, não precisamos realizar nenhum atendimento, como aconteceu na primeira edição”, afirmou Érika Louise, diretora da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN).

O projeto “Viva Rio Branco” também abriu espaço para a inclusão, com a realização de mais uma roda de conversa sobre o tema que atinge grande parte da população de Mossoró, de forma direta ou indireta.

Para o coordenador do “Viva UERN Rio Branco”, Luís Marcos Guerra, a avaliação foi positiva. “Foi mais um sucesso. Vimos pessoas de todas as faixas etárias participando de maneira integral das atividades propostas pela UERN, que cumpre muito bem seu papel de universidade socialmente referenciada, ultrapassando seus muros e se integrando à comunidade”.

Titular da Secretaria Municipal de Esporte, Aldo Gondim parabenizou a UERN pelo grande serviço que presta à sociedade. “Parabéns à UERN, que mais uma vez participa do “Viva Rio Branco”, estimulando outras pessoas a participarem desse projeto”.

O pró-reitor adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, agradeceu a participação de alunos e professores da UERN no projeto. “Obrigado a cada professor que esteve presente, mobilizando seus alunos, bolsistas e voluntários nesta tarde de domingo, que resultou nesta grande interação com a comunidade”.

Estiveram presentes no “Viva UERN Rio Branco” as Faculdades de Educação Física (FAEF), Enfermagem (FAEN), Educação (FE) e Letras e Artes (FALA), além da Pró-Reitoria de Extensão e a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).