Uern lança selo comemorativo dos seus 53 anos em referência aos direitos humanos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora, em setembro de 2021, 53 anos de história consolidada como uma Instituição de Ensino Superior (IES) socialmente referenciada. Neste ano, as comemorações de aniversário da Universidade estão pautadas na difusão dos direitos humanos e Agenda 2030 da ONU.

O selo comemorativo dos 53 anos foi desenvolvido pelo servidor Pablo Allende, da Agência da Comunicação da Uern, e tem o objetivo de ilustrar parte dos direitos essenciais que compõem a dignidade humana.

Seus elementos fazem referência a direitos como a educação, saúde, moradia, trabalho, liberdade, nacionalidade, justiça, igualdade, cidadania, entre outros.

“A Uern, enquanto Universidade Socialmente Referenciada, vem provocar sua comunidade interna e a sociedade em geral, a repensar sobre suas ações e prioridades, ao mesmo tempo em que evidencia a preocupação pela manutenção dos direitos de cada pessoa humana. Temos consciência de que, através de nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, a Uern tem contribuído bastante para a promoção desses direitos, mas ainda há muito a se fazer. E é justamente essa provocação que estamos buscando ao abordar essa temática”, explicou a reitora em exercício, Fátima Raquel Morais.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

“Esse selo representa uma vinculação direta ao que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte defende em relação aos direitos humanos, com uma vinculação ao que está colocado na Agenda 2030. É fundamental ter esse alinhamento e essa percepção da Universidade e de que forma a Instituição pode colaborar tanto para a garantia dos direitos humanos, como também atender a Agenda 2030, através de suas diversas ações”, afirmou a chefe de gabinete da Reitoria, Cicília Maia.

As comemorações dos 53 anos da Uern serão realizadas no mês de setembro. A programação inclui a 15ª edição do Festuern; a 2ª edição do Congresso Nacional Uern; exposição temática dos 53 anos da Uern; além da tradicional Assembleia Universitária de 28 de setembro, ocasião na qual acontecerá a transmissão de cargo para a reitora eleita Cicília Maia e o vice-reitor eleito Chico Dantas.