UERN lança edital de bolsas de extensão com cota étnico-racial e amplia em 58,8% a quantidade de bolsas PIBEX

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN) lançou nesta sexta-feira (01) o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex 2022, com duas novidades. A partir desta edição, a pró-reitoria passa a aplicar a cota étnico-racial na distribuição de bolsas entre os discentes, garantindo 40 vagas para estudantes dos cursos de graduação que ingressaram na Uern por meio da cota para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Outra novidade é a ampliação na quantidade de bolsas totais. Neste ano, são ofertadas 135 bolsas de extensão, valor quase 58,8% maior que o disponibilizado na edição passada (85).

O edital, publicado na edição do Jornal Oficial da Uern (Jouern) desta sexta-feira (1), traz também a lista dos projetos de extensão contemplados com bolsa, conforme classificação que teve como base as notas obtidas no período de avaliação das ações. Pela forma de distribuição adotada, todos os cursos de graduação da universidade foram atendidos com pelo menos um projeto contemplado com bolsa extensionista.

As inscrições para os alunos interessados será feita no período entre 4 e 12 de abril, nos departamentos acadêmicos, sob responsabilidade dos coordenadores dos projetos contemplados. No ato da inscrição, o candidato deverá informar para qual categoria está concorrendo: pessoas com deficiência (PcD), pretos, pardos e indígenas (PPI), ou ampla concorrência (demais candidatos não enquadrados nas categorias PcD e PPI.

Cada coordenador, em sua seleção, apontará os alunos com melhor pontuação em cada uma das categorias. No ranking final, terá direito a bolsa, os alunos de maior nota na seguinte ordem: 7 melhores notas gerais da categoria PcD, 40 melhores notas gerais da categoria PPI, 88 melhores notas gerais entre os demais candidatos. A lista final dos candidatos aprovados, por projeto, será divulgada pela Pró-Reitoria de Extensão no dia 20 de maio.

“Seguindo o previsto nas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UERN), nos compromissos de gestão dos professores Cicília Maia e Chico Dantas, reitora e vice-reitor, e no atendimento às demandas da comunidade estudantil, garantimos que, pela primeira vez, o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) passasse a aplicar o recorte étnico-racial na distribuição de vagas, assim como a extensão já realizava com as pessoas com deficiência. A extensão também tem o compromisso com a oferta de possibilidades que garantam a permanência dos estudantes na universidade, além de ampliar os caminhos da extensão universitária”, comentou o pró-reitor de extensão, Esdras Marchezan.

De acordo com ele, ainda em abril a pró-reitoria deve lançar novos editais, atendendo a projetos que não foram contemplados no Edital Pibex e novas propostas.

O edital está disponível na edição desta sexta-feira do Jouern. Confira AQUI.