...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern lança campanha de prevenção e combate ao assédio

Foi lançada na tarde de hoje, 26, a campanha “Não se cale”, que visa à prevenção e combate ao assédio no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A abertura oficial se deu através do curso remoto “Assédio Moral na Administração Pública”, com o professor Ms. Rocco Antônio Rangel Rosso Nelson, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A campanha, institucionalizada desde 2018, é realizada pela Ouvidoria e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Uern.

A titular da Ouvidoria, Sephora Edite Nogueira, ressaltou que discussões como a de hoje e as que virão no decorrer da programação são importantes para proporcionar um ambiente institucional saudável.

“Conclamamos toda a Universidade a participar desses momentos, se atentar aos sinais, atuar juntos na prevenção e defender uma instituição livre de assédios e de outros tipos de violência”, destacou Rocco Nelson.

O ministrante do curso abordou os conceitos, contextos, os tipos de assédio, as formas como eles acontecem e o que as normas jurídicas e a literatura falam sobre o tema.

“Por que se comete assédio? Competição, inveja, racismo, preconceito, idade, gênero, homofobia, discriminação, questões políticas, entre outras razões, buscando destruir a autoestima, constranger e desqualificar o outro, cortar relações sociais, recusar comunicação e vários outros motivos”, comentou.

Programação

Dando seguimento às atividades da campanha, será realizado nesta quarta-feira, 27, a partir das 14h, pelo Google Meet, o curso “Como enfrentar o Mansplaining e o Manterrupting no ambiente universitário” com a professora Drª Suamy Rafaely Soares, da Faculdade de Serviço Social (Fasso) da Uern.

No dia 03 de agosto, haverá uma mesa-redonda no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a partir das 19h, sobre “Assédios na Universidade: desafios atuais para prevenção e enfrentamento”. Discutem o tema as professoras Drª Fernanda Marques de Queiroz, Drª Maria Ilidiana Diniz e Ms. Fernanda Abreu de Oliveira.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support