...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN lança campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual

A Ouvidoria da UERN e a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) lançaram, na noite desta quarta-feira (16), a campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, que busca orientar alunos, técnicos e professores sobre as ações que caracterizam esse tipo de prática e informar sobre os canais de que a comunidade acadêmica dispõe para tirar dúvidas e fazer denúncias.

O lançamento da campanha aconteceu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), com participação expressiva de servidores da Universidade e de estudantes de vários cursos.

“Essa campanha é o primeiro passo para sabermos que temos alguma proteção, que podemos falar e não sermos intimidadas. É uma ação muito importante pra que a gente, principalmente as mulheres, saiba a quem recorrer”, destacou a aluna Maria José Ângela, do Curso de Letras do Campus Central.

Segundo a estudante, o receio de represálias é um dos principais motivos para que alunos deixem de denunciar casos de assédio ocorridos na Universidade. A opinião é partilhada pelo graduando Pablo Oliveira, também do curso de Letras, que elogiou a iniciativa.

“A gente vê assédio em todos os lugares, e na Universidade acontece também. Muitos alunos se calam por algum medo, por conta da autoridade dos professores, por exemplo. Mas hoje as pessoas estão mais ativas e buscando mais os direitos. Por isso um evento como essa campanha é um divisor de águas e abre mais portas para ações desse tipo”, comentou Pablo.

Conforme o ouvidor da UERN, o professor Mademerson da Costa, a campanha educativa se estende a toda a comunidade acadêmica e prevê visitas aos campi da Universidade, onde serão reforçados o papel da ouvidoria e os objetivos da campanha.

Também presente ao lançamento, o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da UERN, o professor David Leite, salientou que o canal de comunicação com a ouvidoria não se resume à realização de reclamações, mas também pode ser utilizado para esclarecer dúvidas ou buscar orientações. “Você só pode evitar e combater aquilo que você conhece”, apontou.

O lançamento da campanha contou também com palestra proferida pelo professor e presidente da Comissão de Ética da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Albenes Bezerra Júnior. Ele falou a respeito das ações que caracterizam o assédio e apresentou alguns dos exemplos mais frequentes da prática.

Para Albenes Júnior, um dos benefícios da campanha é fomentar as discussões sobre assédio em diferentes espaços no âmbito acadêmico.

“Essa ação é um pontapé para que as pessoas possam dialogar sobre esses assuntos sem que se precise sair dos muros da Universidade, encontrando soluções de qualidade. Às vezes se passa a sensação de que buscar uma solução por outra via, como a judicial, vai trazer determinado resultado, quando muitas vezes isso só ameniza ou até acentua no futuro alguns conflitos”, frisou.

Como denunciar

As dúvidas, reclamações e denúncias podem ser feitas pessoalmente na ouvidoria da UERN, localizada no prédio da Reitoria, ou pela internet, através da página da ouvidoria.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support