UERN integra rede de acompanhamento e apoio ao povo Warao no Brasil

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e o Grupo de Estudos Culturais (GRUESC), está fazendo parte de uma rede de acompanhamento e apoio ao povo Warao no Brasil.

Um grupo de indígenas da etnia Warao, refugiado da Venezuela, está na cidade de Mossoró, recebendo o acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Numa perspectiva de viabilização dos direitos dos Warao, o Creas solicitou o apoio do Neab.

“O NEAB imediatamente buscou essa parceria, através da professora doutora Carmen Lúcia, da UFPI, que vem acompanho o grupo no Piauí, realizando atividades em parceria com o professor doutor Carlos Cirino, da UFRR, e a professora doutora Jenny Gonzales, da UFMG, em diálogos com pesquisadores de universidades da Venezuela”, afirmou Eliane Anselmo, coordenadora do Neab/Uern.

Neste sentido, uma live com o tema “Os Warao na Venezuela e no Brasil: diálogos e compartilhamento de saberes” será realizada na próxima quinta-feira, 4 de junho, às 19h, no Instagram, por meio do perfil @neabuern.

Na ocasião, as professoras convidadas – Carmen Lúcia (UFPI) e  Jenny Gonzales (UFMG) – apresentarão a situação dos Warao na Venezuela e no Brasil. Na sequência, a coordenadora do CREAS/Mossoró, Sheyla Pedrosa vai expor a situação dos Warao na cidade. O diálogo será mediado pela professora Eliane Anselmo. Essa primeira atividade é no sentido de informar e conscientizar a população mossoroense sobre a presença dos Warao na cidade. Na sequência, cursos de formação serão ofertados para os profissionais que trabalham diretamente com os indígenas Warao em Mossoró.

UERN faz parte do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte

Em outra linha de ação, a Uern, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DAINT) faz parte do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN).

Pedro Adrião é o representante da UERN

O professor Pedro Adrião, diretor da Daint, é o representante da Uern no Comitê. “O Ceram trabalha em parceria com as secretarias do Estado e do Município. Nós temos conseguido realizar várias ações em parceria, como por exemplo, incluir os indígenas Waraos no programa restaurante popular, para que tenham acesso gratuito e estamos articulando, também, para incluí-los no programa do leite”, explicou Pedro Adrião.

Também estão sendo articuladas campanhas para arrecadação de alimentos comuns à dieta dos Warao, que consiste em frango, frutas e trigo.