UERN integra Projeto Maleta Futura

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 14 de abril, uma reunião envolvendo professores, pró-reitores e representantes do Canal Futura. Na oportunidade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu o material do projeto Maleta Futura. A iniciativa do canal educativo visa aproximar da sociedade o conteúdo audiovisual e o alcance metodológico das produções do Canal Futura, tendo em vista potencializar, através da interação com instituições parceiras e redes comunitárias, discussões e reflexões sobre temáticas relevantes propostas pelo Projeto. Para isto, a Maleta, além de materiais audiovisuais (filmes, documentários, sites etc) consta, também, de textos inéditos e produtos lúdicos para auxiliar as ações de mobilização das instituições participantes.

A analista de projetos do Canal Futura, Ana Amélia Melo, explicou que a UERN pode trabalhar a maleta nos cursos de graduação através de pesquisas e trabalhos de extensão. “O projeto Maleta Futura é um projeto do Canal Futura que busca parcerias com universidades e rede estaduais de educação para propor uma discussão sobre pobreza e desigualdade utilizando a educação como meio”, acrescentou.

O Pró-Reitor de Extensão, Etevaldo Almeida, afirmou que a parceria será importante para as atividades de extensão. “Essa parceria nos permite dar uma contribuição a professores e alunos em nossas práticas extensionistas. Vamos ter mais material e também contribuir dando a nossa colaboração”, declarou.

A coordenadora do núcleo de audivisual da UERN, Ana Lúcia Gomes, declarou ser uma iniciativa importante para aliar as atividades da graduação com a extensão. “Eu analiso como a disponibilidade de um material organizado e pela troca de experiências que é muito importante para as nossas atividades de graduação. Também há atividades de extensão que absorvem muito bem esse conteúdo”, analisou.

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, será uma oportunidade para que este conteúdo seja compartilhado nas escolas da Rede Pública. “A gente vê essa parceria como de extrema importância por possibilitar aos nossos projetos a utilização das ações temáticas do Canal Futura. Vamos incluir programas como PIBID e PETI, levando essas ideias para as escolas”, sugeriu.