...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN INTEGRA PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

A UERN está integrada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.  O lançamento do plano ocorreu dia 29/6, em Brasília, e contou com as presenças dos professores Guilherme Martins, coordenador do Núcleo de Educação à Distância (NEAD-UERN), e Francisca Glaudionora da Silveira, pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG-UERN).

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma ação conjunta do Ministério da Educação, de instituições públicas de ensino superior (Ipes) e das Secretarias de Educação dos Estados e municípios, seguindo o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE).

Através desse Plano, serão oferecidas 54 mil vagas para a graduação exclusiva de professores das redes públicas estaduais e municipais no segundo semestre de 2009. Para realizar a sua pré-inscrição é necessário acessar a Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/ssd/index/).

O coordenador do NEAD lembra que serão oferecidos cursos de graduação para quem já está lecionando e ainda não detém diploma de curso superior e para os docentes que desejam uma segunda graduação. Ele alerta, no entanto, que os cursos serão ofertados de acordo com a demanda e para a formação desse quadro de demandas é necessário que os interessados façam a pré-inscrição na Plataforma Freire, cujo endereço eletrônico se encontra acima.

Em 2007, estados e municípios desenvolveram os seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR), apresentando as suas necessidades e demandas para priorizar a formação exigida pela LDB a todos os professores da rede pública da educação básica.

A partir das demandas dos planos estratégicos foi instituído o Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica com a oferta de cursos nas modalidades presencial e a distância mediante o fomento e a avaliação das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação a Distância (Seed) e da Capes. Através do Plano serão ofertados cursos regulares de primeira licenciatura na modalidade presencial, cursos regulares de primeira licenciatura na modalidade a distância, cursos emergenciais de primeira licenciatura, cursos presenciais especiais de segunda licenciatura, cursos especiais de formação pedagógica.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support