UERN INTEGRA FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DA DIVERSIDADE DO RN

A UERN é uma das entidades que compõe o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado cuja competência é acompanhar, propor, subsidiar, avaliar e discutir as práticas das instituições educativas visando cumprimento da Lei 10.639 /2003, que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no currículo escolar dos níveis e modalidades da Educação Básica na rede pública e privada do Estado do RN.

Nas universidades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, o Fórum deverá tratar das questões que se reportem às políticas de acesso e permanência, conforme Parecer CNE/CP 3/2004 e Resolução CNE/CP 1, de 17 de dezembro de 2004, dos segmentos étnicos historicamente excluídos, bem como da cultura indígena e dos projetos curriculares dos cursos, de maneira a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

No dia 20/11/08, Dia da Consciência Negra, aconteceu a instalação e posse do Fórum, na Assembléia Legislativa, em Natal-RN. São representantes da UERN, através da Portaria nº 7285/2008-GR/UERN, a Profa. Ms. Ady Canário de Souza (Titular), Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e Artes Mossoró, e a Profa. Dnda. Francisca Maria de Sousa Ramos (Suplente), Departamento de Letras do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. A próxima reunião será dia 26, quarta, para a escolha da Coordenação Executiva do fórum.