UERN instala programa no próximo sábado na Comunidade dos Pintos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Diretoria de Desenvolvimento Social, da Pró-Reitoria de Extensão (DIRDES/PROEX), promove no próximo sábado (24), das 8h às 12h, a Primeira UNIação- Ação Universitária de Cidadania. Os trabalhos serão concentrados na Rua da Guia da Praça da Comunidade dos Pintos.

Na manhã desta segunda-feira, o Reitor Pedro Fernandes participou da reunião preparatória ao UNIação no Campus Central, oportunidade em que tomou conhecimento dos trabalhos que a UERN prestará aos comunitários do bairros dos Pintos e adjacentes. Serão oferecidos serviços gratuitos nas àrea de Saúde, Alimentação, Educação, Meio Ambiente, Esporte, Lazer, Cultura, Orientações Jurídicas e de Cidadania.

Os trabalhos do UNIação serão distribuídos em 06 Oficinas para crianças, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiências físicas e com necessidades especiais. Na Escola Estadual Professor Freitas Nobre funcionarão Oficinas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, Inclusão Social e Meio Ambiente. E no CRAS/Pintos será instalada a Oficina sobre Percussão. A Diretoria de de Desenvolvimento Social da PROEX estima a participação de cerca de mil pessoas da comunidade.

Para que os trabalhos fossem viabilizados, a UERN conta com a participação de 28 parceiros externos nas atividades que serão oferecidas à comunidade de um modo geral. Cada Oficina terá participação d 35 pessoas envolvendo alunos e professores da UERN em Gestão Ambiental, Serviço Social, Direito, Enfermagem e de profissionais de outras instituições públicas do Estado e do Município.

Na reunião preparatória à Primeira UNIação- Ação Universitária de Cidadania, no Campus Central, o Reitor Pedro Fernandes, ao se dirigir aos participantes, lembrou que este tipo de ação tem a cara da Universidade, que tem como papel primordial a formação de recursos humanos de nível superior. E agora, com estas ações, vão começar a contextualizar vocês no seu ambiente profissional, evitando que o aprendizado curricular se resuma apenas à sala de aula. “Só na sala de aula é muito pouco”, disse o Reitor, ao parabenizar o trabalho do pessoal do DIRDES, já que este tipo de ação está extrapolando a sala de aula e está chegando nos locais onde as pessoas mais precisam.

Pedro Fernandes lembra ainda, que além do caráter formativo, o UNIação tem beneficio social, chegando nas comunidades. E citou outro ponto importante desse trabalho, que é o de justificar a razão da existência da Universidade.