...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern insere Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em seu calendário oficial

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inseriu o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, em seu calendário oficial, valorizando as políticas de inclusão no âmbito da Instituição.

Para a professora Ana Lúcia, titular da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (Dain), a medida é de extrema importância no sentido de conscientizar a sociedade a respeito do tema.

“Conscientizar a toda a sociedade, sobre a pertinente responsabilidade de garantir e promover, com respeito à igualdade, ao exercício dos direitos e das liberdades fundamentais, com vistas à inclusão social e à cidadania da pessoa com deficiência; celebrar as conquistas, as lutas, na promoção da efetivação, acessibilidade e direitos humanos. Refletir sobre os significativos benefícios e sobre os desdobramentos das lutas com repercussão nas políticas públicas que venham garantir a equidade de participação em todas as dimensões da vida”, disse a professora.

No Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro e a Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Nº 13.146, de 2015, estabeleceu normativos de proteção nessa esfera, dispondo sobre penalidades a determinadas infrações.

Também em solo potiguar, há medidas legislativas específicas para as pessoas com deficiência. Em 2019, a Lei nº 10.480, que instituiu cotas e tratou sobre o argumento de inclusão regional, estabeleceu 5% das vagas iniciais para ingresso nos cursos de graduação da Uern para esse público.

Ainda na Universidade, a Resolução N.º 073/2020, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), garantiu esse mesmo percentual de cotas nos cursos de pós-graduação.

Atualmente, a Uern possui 203 estudantes com deficiência em vários cursos de graduação e pós-graduação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support