Uern inicia semestre que pode marcar volta às aulas presenciais

Estava tudo pronto para que a mudança de vida de Marcus Vinícius começasse pra valer em Mossoró com o ingresso no curso de Rádio, TV e Internet na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Entrando agora no terceiro período do curso, o jovem de Portalegre nem chegou a entrar em uma sala de aula no Campus Central por conta da pandemia e a suspensão das atividades presenciais. Realidade semelhante vivem centenas de estudantes que só conhecem a Instituição, professores e colegas de turma através das telas.

Todo essa distância física pode estar com os dias contados porque o semestre 2021.2, iniciado no último dia 30 de novembro, pode marcar a volta das aulas presenciais na Uern a partir de 02 de fevereiro de 2022, depois das férias docentes em janeiro.

Por enquanto, até o dia 23 de dezembro, véspera do recesso natalino (de 24 a 31 de dezembro), as aulas continuam de forma remota.

O Calendário Universitário, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), definiu também que o atual semestre letivo se encerra em 14 de maio.

Para o vice-reitor da Uern, professor Dr. Chico Dantas, o foco a ser dado nesse iminente retorno deve ser no acolhimento.

O ensino presencial será desenvolvido de acordo com as recomendações e orientações emitidas pelas autoridades sanitárias, de modo a assegurar a saúde do corpo discente, docente e técnico-administrativo da Universidade.

“Não sabemos como vamos encontrar o outro. Não somos mais os mesmos, uma vida se passou. Carregaremos marcas pro resto das nossas vidas, sentiremos falta de docentes, discentes e técnicos que se foram. Temos alunos que mal ingressaram na Universidade e veio a pandemia, gente que nem conhece a Uern pessoalmente. Estamos tomando todas as providências para garantir todas as normas da biossegurança. Visitamos e conversamos com todas as unidades acadêmicas, ouvimos as demandas, elencamos as prioridades, desde as salas de aulas aos espaços de convivência. A volta será com a devida segurança e o respeito que todos merecem”, garantiu o gestor.

Assim como muitos professores e alunos, Marcus Vinícius está ansioso para começar essa nova fase acadêmica.

“É um novo semestre que marca a transição do remoto para o presencial. Então, existe uma certa expectativa sobre como vai ser tudo isso. Estou esperando para rever colegas e até conhecer alguns que não tive chance. São muitas expectativas sobre tudo que está por vir”, comentou o estagiário da Agência de Comunicação (AGECOM) da Uern.

Aline Fonseca, também estagiária do setor, vai para o 5º período do mesmo curso. Mesmo já tendo tido aulas presenciais antes da pandemia, a expectativa também é alta.

“Estou animada com o retorno porque é um semestre novo, com disciplinas novas e interessantes, então, fico feliz de poder retornar às aulas e rever os professores e colegas, mas confesso que ainda me sindo aflita sobre o retorno presencial”, salientou.

Chegou a hora de sair da zona de conforto mais uma vez, conforme argumentou a professora Dra. Sirleyde Dias, da Faculdade de Educação.

“Estamos agora vivendo um momento ímpar. Se antes saímos do presencial para o remoto, agora é o processo inverso. Não é um simples retorno, não é uma volta ao presencial como conhecíamos. Nada será como antes. Vamos ter que nos reinventar novamente, com novos desafios a enfrentar”, completou.

Preparação

Antecedendo o retorno do semestre, foi realizado, na última semana, o Planejamento Didático-Pedagógico 2021.2, cuja abordagem versou sobre o tema “Do ensino remoto ao ensino presencial” e debateu ensino-aprendizagem, acolhimento e ansiedade no pós-pandemia.

O objetivo foi de envolver docentes e discentes na sistematização do ensino-aprendizagem realizado de forma remota e presencial, tendo como base o resultado das experiências do período recente.

Para as boas-vindas, os estudantes serão recepcionados virtualmente em mais uma edição do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), nesta segunda-feira, 06, a partir das 8h, em um momento de integração e aproximação da comunidade uerniana. “ConsCiência pela vida: De Volta às aulas presenciais” é a temática escolhida.

A Aula Magna dentro do evento será ministrada pelo sociólogo e professor Catedrático da Universidade de Évora, de Portugal, José Manuel Resende, discutindo “Em tempos pandêmicos confinamos a Ciência? Traços e trilhos de um pesquisador inquieto e insubmisso”.

Em tempo

O estudante que realizou a matrícula do semestre 2021.2 poderá requerer ajuste, também de forma on-line, no período de 06 a 10 de dezembro de 2021. Nesse período, poderá incluir e substituir componentes curriculares.

Já a matrícula para aluno especial será efetivada pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) em 13 de dezembro de 2021 em componentes curriculares com vagas disponíveis nos respectivos turnos de ofertas e em conformidade com o requerimento do interessado.