...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern inicia semestre letivo 2020.1

O chamado novo normal vai aos poucos fazendo parte da vida de todos. Para os estudantes veteranos e novatos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) chegou o momento de uma nova realidade. Com uma aula inaugural online transmitida pelo YouTube e o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), foi dado início ao semestre 2020.1, que acontecerá de forma remota.

Após a apresentação da Camerata de Flautas da Uern, o reitor Pedro Fernandes deu as boas vindas à comunidade acadêmica.

“É uma satisfação estar aqui para desejar a todos um bom semestre letivo, dar as boas vindas nesse novo normal. É um momento desafiador, mas com o empenho dos estudantes, docentes, técnicos vamos superar as dificuldades”, recepcionou.

Neste semestre, a aula inaugural coincidiu com a abertura da programação do Samba, evento realizado no início de cada semestre para acolher os estudantes ingressantes, momento em que os novatos têm a oportunidade de conhecer a Universidade e seus serviços.

O professor Dr. Wendson Medeiros, pró-reitor de Ensino de Graduação recepcionou os presentes e apresentou a palestrante da noite, a professora Dra. Edméa Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que abordou a “Educação online para um ensino-aprendizagem (trans)formador”.

A educadora falou das potencialidades das tecnologias, métodos de ensino, desafios, sistemas de avaliação e outras temáticas que permeiam o ensino remoto.

“Mesmo antes da pandemia, nós já lançávamos mão das tecnologias como complemento das nossas atividades e agora se tornou uma obrigação. Nesse momento pandêmico, a gente precisa forjar a educação a distância nas nossas universidades. Precisamos fazer uso do digital e da rede para estarmos com nossos alunos, mesmo que geograficamente dispersos”, analisou.

Para a professora, o ensino remoto é bom para todos, pois garante a vida da universidade pública, laica e gratuita.

“Quando tudo isso passar, vamos levar o melhor do remoto para o presencial. A tendência é de termos um ensino híbrido”, analisou Edméa Santos acrescentando que todos vão aprender no processo, é natural, e que é fundamental investir em políticas de formação continuada para os docentes.

Durante o evento foi lançada a plataforma Uern Conect@, um ambiente virtual com informações sobre cursos, tutoriais, capacitações, orientações sobre o ensino remoto, conteúdos de apoio para estudantes, professores e técnicos administrativos, suporte online, entre outras funcionalidades.

Para assistir ou rever a aula inaugural, basta clicar AQUI. Esse e outros conteúdos estão disponíveis na página da Uern no YouTube.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support