Uern inicia Semana de Planejamento Pedagógico

A Semana de Planejamento Pedagógico do semestre letivo 2022.1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve início na noite de hoje, 31, com a realização da mesa de abertura “Ressignificando o retorno às aulas: entre o presencial, o remoto e novos caminhos” com a professora Dra. Moema Gomes Moraes, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento online foi transmitido pelo canal Uern Oficial no YouTube e contou com a mediação da professora Ms. Fernanda Abreu de Oliveira, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Uern. Para assistir, clique AQUI.

Para a reitora Cicília Maia, as discussões nessa prévia de volta às aulas presenciais serão proveitosas para garantir um retorno seguro e, com a força coletiva, superar os desafios e continuar aprendendo e ressignificando relações e processos.

“Precisamos tirar as lições de tudo que a gente passou com o remoto e refletir sobre as mudanças que devemos fazer e encontrar nesse momento presencial, mantendo os cuidados sanitários e cuidando um do outro”, comentou.

A palestrante iniciou sua fala abordando o cenário pandêmico, as dificuldades do ensino-aprendizagem no sistema remoto, o uso das tecnologias, as possibilidades de acesso a eventos, aulas e conteúdos de forma online, os impactos na saúde e a importância do planejamento no calendário acadêmico.

“Deu pra perceber todo o cuidado e a forma calorosa com que a Uern preparou para essa volta às aulas nesse cenário do presencial, que perpassa por todo o contexto de vida que cada um de nós passamos nesses últimos dois anos”, destacou.

As reflexões deste e dos demais eventos da Semana de Planejamento são, para a chefe do Departamento de Educação e coordenadora do Fórum de Chefes de Departamento da Uern, professora Dra. Sirleyde Dias de Almeida momentos importantes “para desenvolver as atividades do novo semestre com a melhor qualidade possível”.

Organização, articulação e (re)conhecer mais sobre o que a Universidade produz são algumas das vantagens da Semana de Planejamento apontadas pela professora Dra. Meyre Ester Barbosa de Oliveira.

“É muito importante essa prática que a Uern vem consolidando a cada início de semestre com o planejamento, refletindo e discutindo sobre os diferentes processos por que passou o ensino nesse período entre o remoto e o presencial”, ressaltou a diretora da Faculdade de Educação e coordenadora do Fórum de Diretores da Uern.

A coordenadora-geral do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) da Uern, a estudante  Terumi Tatsukawa comentou que o planejamento é “importante para o desenvolver das práticas educativas”.

Confira a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico:

• Terça-feira, 31 de maio

14h – Apresentação do Resultado da Avaliação Institucional semestre 2021.2

Local: Google Meet

Público: Chefes de Departamento

19h – Mesa de Abertura: Ressignificando o retorno às aulas: entre o presencial, o remoto e novos caminhos.

Palestrante: Profa. Dra. Moema Gomes Moraes (UFG)

Mediadora: Fernanda Abreu de Oliveira (UERN)

• Quarta-feira, 1º de junho

9h – Inclusão no Ensino Superior: Entre saberes em diálogo com a Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência

Palestrante: Prof. Dr. Fernando Gaburri (UERN)

Mediadora: Ana Lúcia Oliveira Aguiar (UERN)

• Quinta-feira, 02 de junho

19h – Gestão do Tempo como fator estratégico na gestão da vida e carreira

Palestrante: Profa. Me. Alice Dantas de Medeiros (Conselheira CRA/RN e Avaliadora do MEC).

Mediadora: Profa Dra Isabel Amaral (UERN)

• Sexta-feira, 03 de junho

14h30 – Curricularização da extensão: panorama geral e reflexões necessárias

Palestrante: Prof. Dr. Saulo Gomes Batista/ Profª. Dra. Denise dos Santos Vasconcelos Silva