...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern inicia Semana de Planejamento Pedagógico

A Semana de Planejamento Pedagógico do semestre letivo 2022.1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve início na noite de hoje, 31, com a realização da mesa de abertura “Ressignificando o retorno às aulas: entre o presencial, o remoto e novos caminhos” com a professora Dra. Moema Gomes Moraes, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento online foi transmitido pelo canal Uern Oficial no YouTube e contou com a mediação da professora Ms. Fernanda Abreu de Oliveira, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da Uern. Para assistir, clique AQUI.

Para a reitora Cicília Maia, as discussões nessa prévia de volta às aulas presenciais serão proveitosas para garantir um retorno seguro e, com a força coletiva, superar os desafios e continuar aprendendo e ressignificando relações e processos.

“Precisamos tirar as lições de tudo que a gente passou com o remoto e refletir sobre as mudanças que devemos fazer e encontrar nesse momento presencial, mantendo os cuidados sanitários e cuidando um do outro”, comentou.

A palestrante iniciou sua fala abordando o cenário pandêmico, as dificuldades do ensino-aprendizagem no sistema remoto, o uso das tecnologias, as possibilidades de acesso a eventos, aulas e conteúdos de forma online, os impactos na saúde e a importância do planejamento no calendário acadêmico.

“Deu pra perceber todo o cuidado e a forma calorosa com que a Uern preparou para essa volta às aulas nesse cenário do presencial, que perpassa por todo o contexto de vida que cada um de nós passamos nesses últimos dois anos”, destacou.

As reflexões deste e dos demais eventos da Semana de Planejamento são, para a chefe do Departamento de Educação e coordenadora do Fórum de Chefes de Departamento da Uern, professora Dra. Sirleyde Dias de Almeida momentos importantes “para desenvolver as atividades do novo semestre com a melhor qualidade possível”.

Organização, articulação e (re)conhecer mais sobre o que a Universidade produz são algumas das vantagens da Semana de Planejamento apontadas pela professora Dra. Meyre Ester Barbosa de Oliveira.

“É muito importante essa prática que a Uern vem consolidando a cada início de semestre com o planejamento, refletindo e discutindo sobre os diferentes processos por que passou o ensino nesse período entre o remoto e o presencial”, ressaltou a diretora da Faculdade de Educação e coordenadora do Fórum de Diretores da Uern.

A coordenadora-geral do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) da Uern, a estudante  Terumi Tatsukawa comentou que o planejamento é “importante para o desenvolver das práticas educativas”.

Confira a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico:

  • Terça-feira, 31 de maio

14h – Apresentação do Resultado da Avaliação Institucional semestre 2021.2

Local: Google Meet

Público: Chefes de Departamento

19h – Mesa de Abertura: Ressignificando o retorno às aulas: entre o presencial, o remoto e novos caminhos.

Palestrante: Profa. Dra. Moema Gomes Moraes (UFG)

Mediadora: Fernanda Abreu de Oliveira (UERN)

Local: YouTube UERN Oficial

Público: Docentes, discentes e técnicos administrativos

  • Quarta-feira, 1º de junho

9h – Inclusão no Ensino Superior: Entre saberes em diálogo com a Lei Brasileira de Inclusão/Estatuto da Pessoa com Deficiência

Palestrante: Prof. Dr. Fernando Gaburri (UERN)

Mediadora: Ana Lúcia Oliveira Aguiar (UERN)

Local: YouTube UERN Oficial

Público: Docentes, discentes e técnicos administrativos

  • Quinta-feira, 02 de junho

19h – Gestão do Tempo como fator estratégico na gestão da vida e carreira

Palestrante: Profa. Me. Alice Dantas de Medeiros (Conselheira CRA/RN e Avaliadora do MEC).

Mediadora: Profa Dra Isabel Amaral (UERN)

Local: YouTube UERN Oficial

Público: Docentes, discentes e técnicos administrativos

  • Sexta-feira, 03 de junho

14h30 – Curricularização da extensão: panorama geral e reflexões necessárias

Palestrante: Prof. Dr. Saulo Gomes Batista/ Profª. Dra. Denise dos Santos Vasconcelos Silva

Mediadora: Dra. Rosa Maria Rodrigues Lopes

Local: YouTube UERN Oficial

Público: Docentes, discentes e técnicos administrativos

De 1º a 3 de junho de 2022 – Programação específica a critério dos Departamentos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support