UERN inicia processo de climatização das bibliotecas dos Campi Avançados

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Administração, já deu início ao levantamento das condições físicas dos prédios que vão receber a instalação de ares condicionados para climatização das bibliotecas dos Campi Avançados. O primeiro campus avançado visitado foi o de Patu.

Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Administração da UERN, Tarcísio da Silveira Barra, o objetivo desse levantamento é para que seja feita uma revisão na instalação elétrica dos prédios e verificar como elas se encontram e, em seguida, oferecer condições para que possam receber as máquinas de ares condicionados. Os trabalhos são conduzidos por uma empresa especializada na instalação dessas centrais de ares condicionados.

Tarcísio da Silveira Barra informa que somente depois de verificadas as necessidades da potência das máquinas que vão ser instaladas nestes locais e que pode ser dado um segundo passo, o da instalação. Ele explicou que, para que esse processo seja concluído, é necessário que seja feita esta verificação prévia, se a instalação elétrica no prédio está em condição de suportar estas centrais de ares condicionados. “Caso as instalações não atendam esses pré-requesitos, é necessário fazer inicialmente um ajuste na instalação elétrica para, em seguida, concluir a climatização desses locais”, esclarece.

O Pró-Reitor Adjunto de Administração da UERN adianta que hoje a instituição não pode estipular um prazo para conclusão desses trabalhos nos campi em função das condições de instalações que se encontram os prédios. Mas que a Universidade está empreendendo esforços no sentido de que estas bibliotecas sejam climatizadas logo após a conclusão deste levantamento aconteça.

Tarcísio Barra disse que a Universidade pretende climatizar as bibliotecas dos Campi Avançados o mais rápido possível. E que a UERN já está disponibilizando a ida dos técnicos para concluir levantamento, e  fazer a instalação das centrais. Ele observou que atualmente não existe condições de se definir um cronograma em função das circunstâncias que vão ser apresentadas com estes levamentos nas instalações elétricas dos prédios.

Hoje, a UERN conta somente com o Campus de Patu pronto para receber este benefício da climatização em sua biblioteca. E em relação aos demais campi avançados, o atendimento se dará dependendo da situação atual em que as instalações elétricas se encontram.