Uern inicia inventário arbóreo do Parque Municipal de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu início a um inventário arbóreo do Parque Municipal Maurício de Oliveira, em Mossoró, para identificar a quantidade de árvores, o estado fitossanitário das plantas e elaborar um banco de dados e de imagens que vão ajudar na elaboração de um plano de manejo e compreender melhor sobre o reflorestamento realizado na área.

Isso vai permitir aos pesquisadores conhecer a população arbórea do Parque e adotar estratégias para o manejo por meio da sistematização e análise as informações obtidas. O estudo terá como objetivo a confecção de uma base de dados obtida através do Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e drones.

A pesquisa deverá resultar em um mapeamento de áreas de reflorestamento, mapeamento de densidade (número de árvores por hectare), na captação de imagens do estado fitossanitário das árvores (desfolha e descoloração das copas), na aferição dos números de árvores replantadas, data de plantio e dias após o plantio e numa confecção de mapas temáticos.

Serão realizados sobrevoos com drones, desde a entrada do espaço público até a margem do Rio Mossoró, para a captação de imagens. Posteriormente, mais próximas ao solo, serão feitas outras imagens em cada área de reflorestamento.

“As áreas de estudos serão unidades de reflorestamento dentro do atual plano de manejo florestal do Parque, ainda na fase de planejamento e execução. As glebas inventariadas serão as mesmas usadas para o reflorestamento feito pela equipe responsável onde foram plantadas cerca de 300 espécies vegetais. As espécies no solo representarão, cada uma delas, uma unidade de estudo que será georreferenciada e, posteriormente, suas coordenadas obtidas através do GPS, enviadas para o software adequado”, detalhou a professora Katherine Bezerra, do curso de Gestão Ambiental da Uern.

De acordo com a docente, no procedimento de monitoramento das árvores, serão usadas localização de referência fornecida pelo Parque, localização por foto aérea e localização através de caminhadas. Cada árvore inventariada será considerada como um dado importante para o estudo e por isso serão aferidos número de árvores por hectare, números de árvores replantadas, estado fitossanitário, data de plantio e dias após o plantio.

O estudo deve ser concluído em agosto do próximo ano (Foto: Katherine Bezerra)

Participam da pesquisa, que deve ser concluída em agosto de 2023, o professor Roseano Medeiros, as professoras Ana Luzia Gomes, Rosienne Pimenta, Williane Soares, Betânia Torres e a funcionária efetiva da Prefeitura de Mossoró Luciara Andrade.

“Através das informações levantadas, será criado um banco de dados que possibilitará a geração de mapas que representarão as árvores reflorestadas, as principais espécies presentes, a localização geográfica desses indivíduos, e as que apresentam estado sanitário bom e esses resultados poderão servir como subsídio no manejo florestal do Parque Municipal Maurício de Oliveira”, acrescentou Katherine Bezerra.

O Departamento de Gestão Ambiental e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) estão envolvidos na realização do estudo.

Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental da Prefeitura de Mossoró, comemorou por mais essa parceria estabelecida com a Uern.

“O Parque é um importante equipamento público e também um espaço para ação de ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades que são aqui realizadas beneficiam de forma significativa a população e promovem um acesso democrático à produção do conhecimento”, completou.

Visita

No dia 11 de junho, no Parque Municipal Maurício de Oliveira, haverá uma Caminhada Ecológica como parte da programação da Semana de Meio Ambiente da Uern, a ser realizada a partir das 7h30 pelo Mestrado de Geografia, com apoio do Departamento de Gestão Ambiental e outros setores universitários.

Durante o evento, haverá visita aos pontos onde a pesquisa do inventário arbóreo realiza seus estudos. Haverá ainda um lanche coletivo e exposição e oferta de serviços da Universidade.