Uern inicia contratação de biblioteca virtual para alunos e servidores

Alunos e servidores terão acesso ampliado ao Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O processo de contratação de um serviço de acervo digital está avançado, na busca pelas melhores ferramentas disponíveis no mercado. A expectativa é que nos próximos meses a licitação seja concluída e a utilização da ferramenta esteja disponível ainda em 2021.

O acervo digital funcionará como uma biblioteca virtual proporcionando acesso a um material bibliográfico de diversos autores, editoras e áreas do conhecimento, simultaneamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, on-line e off-line, dentre outras funcionalidades.

“Entendemos a relevância desta ferramenta, especialmente para nossos docentes e discentes neste contexto pandêmico e pós-pandêmico. Estamos trabalhando incansavelmente para torná-la realidade. Acreditamos que na Uern o acervo digital também será revolucionário na aprendizagem e acessibilidade, como tem sido em diversas universidades no Brasil e por todo o mundo”, destacou Victor Pinheiro, chefe do Setor de Pesquisas Mercadológicas, onde o processo de aquisição encontra-se em trâmite.

Mesmo na pandemia, o SIB manteve todos os seus serviços ativos, adotando as recomendações de saúde e trabalhando em sistema de revezamento e agendamento visando à segurança da comunidade acadêmica e o suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Sentimos a necessidade de contratar um serviço de acervo digital para ampliar ainda mais o alcance do nosso trabalho e para que a Uern continue exercendo sua função de universidade tecnológica e socialmente referenciada”, comenta Jocelania Maia, diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas.