Uern inicia atendimentos de pacientes com hanseníase

A Uern iniciou nesta semana o atendimento do Centro de Referência Regionalizado para pacientes com hanseníase. Os atendimentos acontecerão mensalmente e atendem pessoas da 2ª e da 8ª Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, as quais concentram 26 municípios, incluindo Mossoró.

O primeiro paciente atendido, na manhã desta quarta-feira (27), foi um homem de 52 anos, morador de Mossoró. Ele foi atendido pelo médico e consultor da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) Maurício Nobre, no prédio da Faculdade de Enfermagem da Uern.

Além do médico da Sesap, participam dos atendimentos professores da Faculdade de Enfermagem e estudantes da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e da Residência em Medicina de Família e Comunidade.

“Os atendimentos são um novo instrumento de ensino e assistência em saúde importantíssimo na nossa região, especialmente por tornar uma forma de cuidado de qualidade com a doença e a pessoa doente, servindo de ensino continuado, cenário de práticas clínicas e pesquisa”, destaca Jefferson Marlon de Medeiros, médico residente em Medicina de Família e Comunidade que participou do primeiro atendimento realizado no local.

A iniciativa que originou os atendimentos é resultado de articulação interinstitucional do Plano Estadual RN + Integra Hanseníase juntamente com a ONG Brasa, Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, as residências em saúde Uern/PMM e Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Maternidade Almeida Castro.

Os atendimentos podem ser agendados pela população em geral através do telefone (84)981461300.