...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern inicia 83ª Semana de Enfermagem e 53ª Semana Mossoroense de Enfermagem

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou, na manhã de hoje, 09, a 83ª Semana de Enfermagem e a 53ª Semana Mossoroense de Enfermagem. A programação segue até a quinta-feira, 12, com palestras e minicursos sobre vários temas da área.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseccional Mossoró e contou com mesa de abertura e palestra sobre os impactos da pandemia na formação e prática da enfermagem e na sociedade.

Para o professor Dr. Lucídio Clebeson, a importância do trabalho da Enfermagem no enfrentamento da pandemia da Covid-19 foi e é incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão, acrescentou.

“Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde”, comentou o organizador.

A pandemia da Covid-19 evidenciou, na visão do docente, que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário preparação e reflexão sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros.

Refletir sobre essas temáticas e ao mesmo tempo qualificar estudantes e profissionais da área é um dos objetivos dos eventos simultâneos organizados pela Faen, pelo Departamento de Enfermagem, pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família e pelo Centro Acadêmico 8 de Julho.

Confira na galeria abaixo a programação detalhada:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support