Uern inicia 83ª Semana de Enfermagem e 53ª Semana Mossoroense de Enfermagem

A Faculdade de Enfermagem (Faen) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou, na manhã de hoje, 09, a 83ª Semana de Enfermagem e a 53ª Semana Mossoroense de Enfermagem. A programação segue até a quinta-feira, 12, com palestras e minicursos sobre vários temas da área.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseccional Mossoró e contou com mesa de abertura e palestra sobre os impactos da pandemia na formação e prática da enfermagem e na sociedade.

Para o professor Dr. Lucídio Clebeson, a importância do trabalho da Enfermagem no enfrentamento da pandemia da Covid-19 foi e é incontestável. Os desafios impostos durante todo o período pandêmico trouxeram à vista da sociedade brasileira as condições da profissão, acrescentou.

“Vivenciamos modificações nas formas de ensinar, gerenciar, pesquisar, cuidar e participar de movimentos políticos, associativos e sociais. Tais modificações devem ser debatidas, em especial, as respostas que construímos para os desafios e como poderemos, a partir das lições aprendidas, avançar para melhoria das condições da profissão no cenário da saúde”, comentou o organizador.

A pandemia da Covid-19 evidenciou, na visão do docente, que a Enfermagem enfrenta e enfrentará um contexto pós-pandêmico de grande complexidade e que é necessário preparação e reflexão sobre temas que emergiram ou que foram agravados, como os processos comunicacionais, o acesso, a saúde mental, o enfrentamento de vulnerabilidades, as ações de promoção de saúde, os processos de trabalho, entre outros.

Refletir sobre essas temáticas e ao mesmo tempo qualificar estudantes e profissionais da área é um dos objetivos dos eventos simultâneos organizados pela Faen, pelo Departamento de Enfermagem, pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família e pelo Centro Acadêmico 8 de Julho.

Confira na galeria abaixo a programação detalhada: